Negócios

Audi compra Ducati e amplia portfólio da Volkswagen

A montadora não revelou detalhes do acordo, mas fontes disseram à Reuters em 17 de abril que a Audi acertou a aquisição da Ducati por cerca de 860 milhões de euros

A Ducati produz cerca de 40 mil motocicletas por ano (MARCO DE BARI)

A Ducati produz cerca de 40 mil motocicletas por ano (MARCO DE BARI)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2012 às 14h30.

Berlim - A marca de carros de luxo da Volkswagen Audi anunciou nesta quarta-feira que acertou acordo para comprar a fabricante italiana de motocicletas Ducati, adicionando a 12a marca ao portfólio do grupo alemão.

O conselho supervisor da maior montadora de automóveis da Europa aprovou a compra nesta quarta-feira, informou a Audi em comunicado. A montadora não revelou detalhes do acordo, mas fontes disseram à Reuters em 17 de abril que a Audi acertou a aquisição da Ducati por cerca de 860 milhões de euros (1,13 bilhão de dólares).

A Ducati vai ampliar a longa rivalidade da Audi com a BMW para o território das motocicletas de luxo. A montadora superou a Mercedes-Benz no ano passado e prometeu ultrapassar a BMW na liderança de vendas de carros de luxo nesta década.

A companhia informou que planeja concluir a compra da Ducati o mais rápido possível assim que receber aprovação de autoridades regulatórias.

Analistas questionam o negócio, afirmando que a aquisição carece de lógica econômica e industrial e somente reflete a paixão do presidente do conselho da Volkswagen, Ferdinand Piech, pelo experiência em design e motores leves da companhia italiana.

"A Ducati não melhorar o modelo de negócios da Audi de forma alguma, é apenas um troféu na estante", disse Stefan Bratzel, diretor do Centro Automotivo da Universidade de Ciências Aplicadas em Bergisch-Gladbach.

A Ducati produz cerca de 40 mil motocicletas por ano. Em comparação, a japonesa Honda vendeu 16 milhões de motos no ano passado.

Sob o comando de Piech, que deve vencer uma reeleição para a presidência do conselho em 19 de abril, a Volkswagen expandiu seu império para incluir desde carros com consumo eficiente de combustível a caminhões de 40 toneladas.

O grupo alemão está atualmente tentando comprar os 50,1 por cento restantes da fabricante de carros de luxo Porsche e afirmou em 13 de abril que ampliou seu controle sobre a fabricante de caminhões MAN.

Acompanhe tudo sobre:AudiEmpresasEmpresas alemãsFusões e AquisiçõesLuxoMontadorasVolkswagen

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares