Negócios

Atividade da indústria pode ter queda após sete meses de alta

IBGE divulga hoje dados da produção industrial; estimativa do mercado é de leve queda após meses de alta; setor vive queda na confiança em meio a aumento de casos de covid-19

 (Germano Lüders/Exame)

(Germano Lüders/Exame)

Mariana Desidério

Mariana Desidério

Publicado em 2 de fevereiro de 2021 às 06h00.

Última atualização em 2 de fevereiro de 2021 às 22h58.

O IBGE divulga nesta terça-feira os dados de dezembro da Pesquisa Industrial Mensal, que mede a atividade do setor. A expectativa do mercado é de queda de 0,10% no mês de dezembro, em comparação com o mês de novembro, quando a indústria cresceu 1,2%, em comparação com o mês de outubro. Na comparação ano contra ano, a expectativa é de crescimento de 5%, ante 2,8% do resultado anterior, de acordo com a estimativa da Bloomberg.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

Castigada pela crise econômica causada pelo coronavírus, a indústria brasileira vem ganhando dinamismo, mas a recuperação plena da atividade para além dos níveis pré-pandemia ainda é dúvida diante das incertezas no cenário econômico. Prova disso é a expectativa do mercado, que prevê queda na produção após sete meses de alta.

Em novembro o setor acumulou crescimento de 40,7%, eliminando a perda de 27,1% registrada entre março e abril, que havia levado a produção ao nível mais baixo da série histórica. Ainda assim, a indústria está 13,9% abaixo do seu nível recorde, de maio de 2011.

Mesmo com o crescimento nos últimos meses, todas as grandes categorias do setor tiveram baixa no acumulado de 2020, sendo que as mais expressivas foram no segmento de bens de capital para equipamentos de transporte (-26,2%) e bens de consumo duráveis (-22,0%), pressionada pela redução na fabricação de automóveis.

Com o aumento dos casos de covid-19 no país, o ritmo da retomada nos próximos meses fica ainda mais incerto. Não à toa, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado pela CNI, caiu em 26 dos 30 setores da indústria pesquisados em janeiro deste ano, na comparação com dezembro.

Acompanhe tudo sobre:IBGEIndústria

Mais de Negócios

A voz está prestes a virar o novo ‘reconhecimento facial’. Conheça a startup brasileira por trás

Após perder 52 quilos, ele criou uma empresa de alimento saudável que hoje fatura R$ 500 milhões

Esta empresária catarinense faz R$ 100 milhões com uma farmácia de manipulação para pets

Companhia aérea do Líbano mantém voos e é considerada a 'mais corajosa do mundo'