Negócios

Associação de aço chinesa diz apoiar supercargueiros da Vale

Donos de navios na China têm imposto barreiras aos supercargueiros da Vale no país


	Navio da Vale: a empresa pretende aumentar a competição com BHP Billiton e Rio Tinto com o uso dos supercargueiros Valemax
 (Agência Vale)

Navio da Vale: a empresa pretende aumentar a competição com BHP Billiton e Rio Tinto com o uso dos supercargueiros Valemax (Agência Vale)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2013 às 16h25.

Pequim - A Associação de Ferro e Aço da China (Cisa) afirmou nesta quinta-feira que apoiará o atracamento de supercargueiros da Vale no país se isso levar a uma queda nos custos com minério de ferro para seus membros.

"Este é um assunto para autoridades de transporte, mas as empresas chinesas esperam que os preços do minério de ferro caiam e que os custos de transporte diminuam. Se isso ocorrer, eu apoio", disse Zhang Changfu, secretário geral da entidade.

A Vale construiu os Valemax para diminuir o custo do frete para a China, o maior importador do mundo de minério de ferro, e competir melhor com as australianas BHP Billiton e Rio Tinto.

No entanto, os supercargueiros encontraram a grande resistência dos influentes donos de navios chineses, que temem que a mineradora use a frota para monopolizar o transporte e o mercado de minério de ferro à custa da China.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasMineraçãoSiderúrgicasVale

Mais de Negócios

'E-commerce' ao vivo? Loja física aplica modelo do TikTok e fatura alto nos EUA

Catarinense mira R$ 32 milhões na Black Friday com cadeiras que aliviam suas dores

Startups no Brasil: menos glamour e mais trabalho na era da inteligência artificial

Um erro quase levou essa marca de camisetas à falência – mas agora ela deve faturar US$ 250 milhões