Negócios

Assembleia da BRF coloca cargo de conselheiros em jogo

ÀS SETE - Nesta segunda-feira, a fabricante de alimentos realiza uma emblemática assembleia para decidir se aprova a mudança de todos os conselheiros

Abilio Diniz: o presidente do conselho da empresa, Abilio Diniz, está com o cargo em jogo (Philippe Wojazer/Reuters)

Abilio Diniz: o presidente do conselho da empresa, Abilio Diniz, está com o cargo em jogo (Philippe Wojazer/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de março de 2018 às 06h40.

Última atualização em 5 de março de 2018 às 09h49.

A fabricante de alimentos BRF realiza uma emblemática assembleia extraordinária nesta segunda-feira. O que está em jogo é a mudança de todos os seus conselheiros.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:

A assembleia foi convocada a pedido dos fundos de pensão Petros e Previ, que querem a destituição total do conselho, a começar pelo empresário Abilio Diniz, que preside o órgão desde 2013.

Os fundos ficaram furiosos com o resultado da empresa, que teve prejuízo de 1,1 bilhão de reais em 2017 — enquanto o desempenho da concorrente de alimentos JBS, que passou por um drama de reputação e troca de gestão no último ano, vai de vento em popa.

Conforme adiantou EXAME em sua última edição na coluna Primeiro Lugar, Diniz deve evitar uma briga. Segundo pessoas próximas, o empresário não fará uma guerra para se manter como chairman da BRF, mas defenderá que a mudança na gestão seja cautelosa — e que a atual equipe executiva permaneça.

A dona da Sadia e da Perdigão tinha programado para 7 de março uma apresentação do plano de ação bolado pelos executivos que assumiram há menos de um ano (como o diretor-presidente José Aurélio Drummond Júnior, ex-presidente da Alcoa e da Eneva, que assumiu há pouco mais de dois meses; e Alexandre Almeida, que deixou a presidência da fabricante de lácteos Itambé em março de 2017).

Mas a apresentação foi cancelada. Na última sexta-feira, a companhia também adiou a assembleia geral ordinária marcada para o início de abril. Uma nova data ainda não foi definida.

Desde que Abilio e o fundo Tarpon assumiram a gestão da BRF, a companhia perdeu quase 40 bilhões de reais em valor de mercado.

Um novo plano deve ajudara a empresa a, pelo menos, reduzir parte dessas perdas já em 2018. Investidores esperam obter um mínimo de respostas nesta segunda-feira.

Acompanhe tudo sobre:BRFCrise econômicaAbilio DinizExame HojeÀs Sete

Mais de Negócios

Quais são os maiores supermercados do Rio Grande do Sul? Veja ranking

Brasileiro mais rico trabalhou apenas um ano para acumular fortuna de R$ 220 bilhões

Quais são os maiores supermercados do Nordeste? Veja quanto eles faturam

Bancário autônomo: pesquisa inédita mostra o perfil da profissão no Brasil