A empresa disse que o primeiro trimestre foi "positivamente impactado pelo forte movimento de estocagem da última quinzena de março" (Paulo Whitaker/Reuters)
Reuters
Publicado em 4 de maio de 2021 às 19h34.
Última atualização em 5 de maio de 2021 às 11h55.
A rede de atacarejo Assaí, que cindiu do GPA no fim de fevereiro, divulgou nesta terça-feira lucro líquido de 240 milhões de reais para o primeiro trimestre, mais do que o dobro em relação ao desempenho obtido no mesmo período do ano passado.
Quer saber mais sobre empresas de varejo e e-commerce? Conheça a EXAME Research, com relatórios das principais empresas do setor.
O desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) cresceu 44%, para 640 milhões de reais.
A companhia informou receita líquida de 9,45 bilhões de reais de janeiro a março, alta de 21% no comparativo anual.
As despesas com vendas, gerais e administrativas como parcela da receita líquida subiram de 9,2% para 9,5%. A margem bruta avançou de 15,6% para 16%.
Segundo o Assaí, as vendas mesmas lojas subiram 11,4% no período, apesar de "boa parte de nossas lojas terem tido restrições no fluxo de clientes e no horário de funcionamento, incluindo até o fechamento de algumas unidades durante os finais de semana". No primeiro trimestre de 2020, as vendas mesmas lojas tinham crescido 7,1%, informou a empresa no balanço.
A empresa disse que o primeiro trimestre foi "positivamente impactado pelo forte movimento de estocagem da última quinzena de março", em meio a ações de flexibilização de medidas de isolamento social tomadas por prefeituras e governos estaduais. A inflação dos alimentos do período também apoiou o desempenho.
O Assaí abriu em 12 meses até março 18 lojas e informou que está mantendo o plano de 25 a 28 aberturas neste ano.
O GPA divulga seu resultado na quarta-feira, após o fechamento do mercado.