Amazônia: novo site da EXAME chama a atenção para a preservação e potencial econômico do bioma (Leo Correa/Glow Media/AP)
Da Redação
Publicado em 27 de outubro de 2021 às 06h00.
Última atualização em 5 de novembro de 2021 às 12h54.
A EXAME lança nesta quarta-feira, 27, o portal Amazônia em EXAME, que conta com dados, informações, análises exclusivas e notícias sobre o bioma mais importante do Brasil. O lançamento acontece próximo a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas de 2021, a COP26.
O objetivo do projeto é dar à Amazônia a importância que ela merece, além de chamar a atenção da população e do setor privado para a necessidade da preservação da riqueza cultural e da biodiversidade da região.
A EXAME estará em Glasgow e fará a melhor cobertura da COP26
De acordo com Talita Assis, doutora em Ciência do Sistema Terrestre pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e uma das responsáveis pelas pesquisas do projeto, o foco é fazer com que a população conheça melhor a Amazônia.
“Pensar em soluções para o desenvolvimento da Amazônia passa antes de tudo por ouvir e respeitar os moradores da região, entender a dinâmica da floresta. E requer conhecimento", diz. "Acreditamos que o conhecimento é potencialmente transformador e essa será a nossa forma de contribuir e valorizar essa região: através de informações e análises consistentes e acessíveis que nos aproximarão da Amazônia e de toda a sua diversidade”.
Talita é research analyst com foco na Amazônia, na EXAME, e faz análises mensais sobre o desmatamento e outros temas relevantes para o bioma.
Em agosto, por exemplo, os dados sobre o desmatamento foram positivos. De acordo com um levantamento do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a área desmatada diminuiu 40% em relação a julho deste ano.
Mesmo assim, o acumulado do ano mostra que o desmatamento está 30% maior do que a média histórica, com uma área total desmatada de 6026 km² na Amazônia.
Segundo a Head de ESG da EXAME, Renata Faber, a ideia de trazer a Amazônia para perto do público da EXAME, por meio da “tradução da ciência”, visa também que as pessoas entendam a importância da Amazônia para o Brasil e para o mundo. Além disso, as empresas também precisam se atentar ao bioma e colocá-lo mais em suas pautas sobre meio ambiente.
“Nós acreditamos que a Amazônia é tão relevante para o nosso clima, saúde e economia, que ela deveria estar na agenda das empresas. O setor privado tem que levantar a bandeira da preservação da Amazônia. Isso não pode ser uma agenda apenas do governo ou apenas de determinados setores, deve ser uma agenda de todos nós brasileiros”, diz Faber.
O novo projeto da EXAME também visa discutir a biodiversidade, as populações tradicionais, cidades e as áreas de conservação da Amazônia. O portal também será palco para o levantamento de assuntos como as terras indígenas e as relações com o clima e a saúde.
A EXAME terá uma equipe dedicada à cobertura exclusiva da COP26, Conferência das Partes da Convenção Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Glasgow, na Escócia, entre os dias 1º e 12 de novembro. A edição é cogitada como a mais importante e ambiciosa cúpula dos últimos tempos, na qual serão discutidos e decididos temas de relevância para o cenário ambiental e político global.
Um desses temas é a regulamentação do Artigo 6 do Acordo de Paris, que estabelece a criação de um mercado global de carbono. Se aprovado, esse mercado pode permitir que o Brasil gere até US$ 72 bilhões em receitas até 2030 e facilitar a transição para uma economia verde, de acordo com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, o CEBDS.
A COP26 reúne 196 países para discutir as mudanças climáticas e apresentar soluções para combatê-las. A reunião é anual, mas foi desmarcada no ano passado por causa da pandemia.
A EXAME contou com a ajuda de especialistas e instituições para construir o conteúdo do novo site. A ideia é que, nele, o leitor encontre as melhores e mais exclusivas informações sobre a Amazônia. Confira a lista de especialistas que ajudaram a constituir o conteúdo do portal:
Além disso, a empresa especializada na conservação de florestas e na comercialização de serviços ambientais Biofílica Investimentos Ambientais e a organização sem fins lucrativos Conservação Internacional Brasil apoiaram o projeto.