Leite, água, brigadeiro, pipoca e até fast food. Nenhum segmento escapou da onda gourmet. Confira algumas empresas que lançaram produtos na linha premium
Sofisticado (Getty Images)
Karin Salomão
Publicado em 8 de dezembro de 2014 às 15h06.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h56.
São Paulo - Leite, água, brigadeiro, pipoca e até fast food. Nenhum segmento escapou da onda gourmet. Preocupadas em oferecer alimentos de melhor qualidade e uma experiência mais agradável aos consumidores, diversas empresas estão adaptando seus produtos para versões mais saudáveis e ecológicas – e mais caras. Grandes redes de fast food, como McDonald’s e Chipotle, além da própria Coca-Cola, lançaram cardápios e produtos sofisticados para atrair consumidores mais conscientes e exigentes. Confira nas fotos algumas das empresas que se renderam à moda gourmet.
Nem o leite do dia-a-dia escapou de ser transformado em premium. A Coca-Cola lançou, em novembro, uma nova marca de leite nos Estados Unidos que irá fazer “chover dinheiro”, segundo o diretor para os Estados Unidos da Coca-Cola, Sandy Douglas. O produto, Fairlife, não contém lactose, tem 50% a mais de proteína e cálcio e 30% a menos de açúcar do que o leite comum. Além disso, duas vezes mais caro. “Fairlife é um leite premium com um gosto melhor e vamos cobrar duas vezes mais do que o leite que estamos acostumados a vender”, afirmou Douglas, na conferência Morgan Stanley's Global Consumer Conference. Já está sendo vendido em alguns supermercados e será lançado em todo os Estados Unidos em 2015.
A onda do food truck desembarcou em várias metrópoles pelo mundo. Pequenos trailers servem comida de rua com um toque de sofisticação. E, como o cachorro é o melhor amigo do homem, ele não poderia ficar de fora. O Fido to Go é direcionado aos cães e gatos mais sofisticados de Chicago e San Diego, nos Estados Unidos. Criado pelas californianas Tracy Werner e Donna Santucci, serve biscoitos feitos a mão, orgânicos, sem glúten e com ingredientes locais. Há também o Fi-Yo, um frozen yogurt especial para animais.
A rede de fast food Taco Bell está incrementando os seus menus. Em julho, lançou uma nova linha de pratos assinados pela chef Lorena Garcia. Com novos ingredientes, como frango marinado em limão e ervas e arroz de coentro, o menu foi chamado de “gourmet mexicano” pelo diretor de marketing e inovação, Brian Niccol. O objetivo é incluir mais opções no cardápio e oferecer mais do que um lanche rápido em seus 5.600 restaurantes pelos Estados Unidos.
O docinho preferido das crianças em festas de aniversário virou objeto de desejo dos adultos. Para as empresas Brigaderia e Maria Brigadeiro, a bolinha de chocolate é um negócio sério. As versões gourmet do doce custam a partir de R$ 4. A Maria Brigadeiro está localizada em uma vila em São Paulo e atende clientes apenas com hora marcada, que podem degustar os mais de 40 sabores oferecidos e fazer suas encomendas. A empresa lançou uma coleção de pratos para servir docinhos, com peças assinadas pela designer Anna Milliet e edição limitada de 500 unidades. Entre os parceiros da Brigaderia está a Farm, que desenvolveu estampas e serve os doces em seus pontos-de-venda. Viraram objetos do desejo, segundo Taciana Kalili, proprietária da marca. Já Paula Barbosa e Christina Bhan foram aos Estados Unidos para lançar a MY Sweet Brigadeiro, há três anos. Além do sabor tradicional, também vendem versões com pistache, amêndoas, gengibre, e até os mais exóticos, como os de lavanda, torta de abóbora e chili. Seus doces já foram provados por nomes como Al Pacino, Alessandra Ambrósio, Halle Berry e Natalia Vodianova.
Para aumentar sua reputação como empresa sustentável, a rede de fast food Chipotle anunciou que seus pratos estão livres de alimentos transgênicos. Ao longo do ano, a rede substituiu todos os produtos por ingredientes que não foram geneticamente modificados, de acordo com o Food Business News. Apenas as tortilhas ainda estão em fase de testes, afirmou o presidente e chefe-executivo, Steve Ells. A companhia começou substituindo o óleo de soja por óleo de girassol não modificado. Desde então, os preços subiram 5%. A rede Chipotle acredita que sua busca pela sustentabilidade e ingredientes de qualidade irá justificar o aumento dos preços.
Nos restaurantes do McDonald’s na Austrália, os consumidores já podem montar seu próprio hambúrguer gourmet. O primeiro sanduíche foi degustado em outubro – e parece delicioso. Em quiosques digitais, é possível escolher entre 19 opções de ingredientes, além de vários tipos de pão. Ao hambúrguer tradicional, com cebola, picles e catchup, é possível incluir raiz de beterraba, quatro tipos de queijo, cebola caramelizada, guacamole, cogumelos e abacaxi. Além dos "McDonald's gourmet burger", as filiais australianas estão trocando suas bandejas plásticas por tábuas de madeira. O novo formato está sendo testado em apenas uma lanchonete em Sydney, antes de ser expandido para o país inteiro.
Quem for assistir a um jogo no novo estádio do Palmeiras terá muito mais opções além da pipoca e do amendoim. As administradoras do Allianz Parque, a construtora WTorre e a AEG, afirmaram que a fornecedora de alimentação do estádio do Palmeiras será a Gourmet Sports Hospitality, empresa brasileira ligada ao grupo alemão K&K. A alimentação será garantida para os jogos, eventos corporativos, congressos e shows. Entre as opções, estão a torta de limão siciliano, pizza de calabresa, polenta frita, sanduíches de chouriço com pepino e opções de massa italiana, como o time. O lugar ainda terá filiais do Burger King, da rede de hot-dog gourmet The Dog Haüs e da marca de sorvetes Diletto, que criou um sabor com o nome da arena (baunilha com café).
Fundada em Belo Horizonte, Woba aluga escritórios compartilhados, os chamados coworkings. A aposta, agora, é crescer na organização de eventos corporativos em espaços diferentões, como bares e até cinemas