As empresas que prezam pelo bem-estar e não pela exaustão
Algumas empresas já começam a ter culturas saudáveis, melhorando a saúde e o bem-estar dos funcionários, reduzindo custos com saúde e aumentando o engajamento
As campeãs do bem-estar (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 9 de junho de 2014 às 20h06.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h10.
Para conseguirmos redefinir sucesso além do dinheiro e poder, precisamos encarar o mundo do trabalho de uma forma um pouco diferente. Segundo Arianna Huffington, fundadora e CEO do The Huffington Post, em seu novo livro “Thrive”, para que tenhamos um melhor equilíbrio entre vida e trabalho, é recomendável fazer o logoff da conta de e-mail ao fim do dia de trabalho e dormir o suficiente para estar totalmente presente e produtivo quando você estiver realmente no trabalho. "Dormir para se promover", como ela chama. De olho nisso, algumas empresas já começam a apoiar os funcionários, criando culturas saudáveis, melhorando a saúde e bem-estar deles ao mesmo tempo em que reduzem custos com tratamentos de saúde e aumentam o engajamento. O Huffington Post UK reuniu em uma lista as empresas campeãs do bem-estar que andam fazendo bonito por aí. Os benefícios que a Google oferece certamente vão lhe causar inveja...
Trabalhar para o site de busca na sua sede, chamada googleplex, parece uma opção muito boa. Os funcionários na Google podem ficar em forma frequentando a academia ou piscinas na sede da empresa. As piscinas estreitas com água aquecida por bombas elétricas garantem uma forte correnteza em uma única direção, que permite que os funcionários nadem contra a corrente. Os funcionários também podem aproveitar o salão de beleza e a lavanderia disponíveis no local. E como se isso não bastasse, também podem comer de graça por lá. Outro benefício famoso daqueles que trabalham na Google é o programa de 20% do tempo. É permitido que os funcionários usem até 20% do tempo da semana de trabalho para desenvolver projetos especiais que não estão relacionados à carga de trabalho normal.
A empresa de artigos esportivos recentemente conquistou o primeiro lugar do Britain's Healthiest Company Awards, prêmio que reconhece as empresas britânicas mais saudáveis. Isso porque a Adidas conseguiu reduzir a média total de dias perdidos por ano por funcionário para 2.5. A média da indústria é de aproximadamente 6 dias. Como? Eles chegam a incluir cirurgia no consultório médico, serviços de fisioterapia e opções saudáveis de alimentos no refeitório da empresa aos benefícios. Há também uma campanha para aumentar a conscientização de questões relacionadas ao estresse dentro da empresa.
A editora Random House empenha-se em oferecer bastante tempo para os seus funcionários recarregarem as energias. Além das três semanas de férias pagas (quatro semanas após um ano na empresa), a Random House dá uma semana de férias pagas entre o Natal e o Ano Novo, e permite também que a equipe trabalhe menos horas durante os meses do verão. Manter a boa forma também é parte importante da política da editoria - aulas de ioga e pilates estão disponíveis, além de times de vários esportes, dos quais os funcionários podem participar.
A Unilever diz que apoia os funcionários ao satisfazer as suas ambições, dando-lhes a oportunidade de trabalhar em um lugar produtivo e saudável. Para quem tem filho, é uma ótima empresa. Não à toa, em 2012, ela ganhou um prêmio de "inovação na flexibilização do trabalho". A empresa oferece a oportunidade de participar do que eles chamam de 'esquema de trabalho ágil', que inclui horários flexíveis de trabalho, 'sabáticos de carreira" ou licença-maternidade estendida.
Modéstia a parte - não poderíamos criar essa lista sem incluir o HuffPost. A AOL/Huffington Post tem uma "concha do cochilo" no escritório de Nova Iorque, onde os funcionários podem descansar. No escritório do Reino Unido, disponibilizam frutas frescas para a equipe todas as manhãs, aulas de fitness, desconto na mensalidade em academias e happy hour uma vez por semana - e quem paga a rodada é o HuffPost!
Vá trabalhar no Facebook e você nunca terá que sair. A sede da rede social no Vale do Silício parece uma cidade, onde os funcionários podem entrar na confeitaria, no banco, no consultório do dentista, do médico, na academia, na oficina de conserto de bicicletas, no barbeiro, na lavanderia, na cafeteria, restaurante de sushi, loja de video games, barraca de churrasco, restaurante mexicano, pizzaria e lanchonete. As paredes da sede do Facebook mudam constantemente - os funcionários são encorajados a usar a criatividade e escrever nelas!
Se você gosta de cachorros, talvez você se interesse em trabalhar na Amazon. O varejista online permite a presença de cães na maioria dos seus escritórios. Nos escritórios de Seattle, há um parque especial para cães, onde todos os amigos caninos podem esticar as pernas ou fazer as necessidades. As mesas na recepção têm um estoque de biscoitinhos para cachorros e existem bebedouros especiais para eles nas dependências da empresa.
Com tecnologia hands-free, a Kizik, fundada nos Estados Unidos, já fatura mais de US$ 100 milhões ao ano e expande sua presença global em ritmo acelerado