Negócios

As empresas que dispararam no ranking de Melhores e Maiores de EXAME

Cinco companhias saltaram mais de 200 posições na edição especial deste ano

Usiminas: seu braço de mineração está entre os que mais avançaram no ranking do MM (Divulgação)

Usiminas: seu braço de mineração está entre os que mais avançaram no ranking do MM (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2012 às 16h00.

São Paulo – Cinco companhias mostraram uma forte evolução na edição especial Melhores e Maiores de EXAME deste ano. As empresas saltaram mais de 200 posições na lista – e passaram a integrar o grupo das 500 maiores do país.

Veja, a seguir, quais são elas:

Multiplus

A Multiplus, empresa que administra o programa de fidelidade da TAM, foi a campeã de ascensão no ranking. A companhia saltou 352 posições, passando do 715º, na lista do ano passado, para o 363º lugar neste levantamento.

A Multiplus encerrou 2011 com uma receita bruta de 1,373 bilhão de reais. A cifra representa um salto de 165% sobre o faturamento do ano retrasado.

Anglo Gold

O segundo maior avanço no ranking de MELHORES E MAIORES de EXAME coube à Anglo Gold. A mineradora sul-africana subiu 293 posições, saindo da 736ª para a 443ª colocação.

Na edição do ano passado, a empresa registrava vendas de 517 milhões de reais. Com operações concentradas em Minas Gerais, a Anglo Gold desenvolve vários projetos. O maior deles fica em Sabará, com 1,25 milhão de toneladas anuais de produção de minério, com 295.000 onças por ano de ouro.

CNO Brasil

A Construtora Norberto Odebrecht (CNO) é o braço do Grupo Odebrecht focado em construção pesada, como obras de infraestrutura. A CNO apresentou o terceiro maior salto no ranking de MELHORES E MAIORES de EXAME. A construtora, uma das maiores do país, foi listada neste ano na 492ª posição, ante a 750ª que ocupava em 2011. Trata-se de um salto de 258 colocações.


Na edição passada, a CNO foi listada com vendas de 500,3 milhões de reais, o que representava um crescimento de 91% sobre o ano retrasado.

IE Madeira

O Consórcio Interligação Elétrica do Madeira (IE Madeira) avançou 256 posições entre esta e a última edição de MELHORES E MAIORES de EXAME. Neste ano, a empresa ocupa a 442ª posição, ante a 678ª do ano passado.

A IE Madeira é a responsável pela construção da linha de transmissão conhecida, popularmente, como o Linhão do Madeira. Com 2.400 quilômetros, ela vai ligar Porto Velho (RO) a Araraquara (SP). A empresa é controlada pela Cteep, Furnas e Chesf.

Mineração Usiminas

A Mineração Usiminas é o braço da siderúrgica dedicado à produção mineral. Com um arranque de 232 posições, a empresa subiu do 674º para o 442º lugar no ranking deste ano de MELHORES E MAIORES de EXAME.

Criada em 2010, a partir de uma parceria com o grupo japonês Sumitomo, a Mineração Usiminas concentra suas atividades em Serra Azul (MG), onde extrai minério de ferro. Na lista do ano passado, ela aparecia com vendas de 565,5 milhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas japonesasEstatais brasileirasFurnasMelhores e MaioresMultiplusNovonor (ex-Odebrecht)programas-de-fidelidadeServiços diversosSiderurgiaSiderurgia e metalurgiaSiderúrgicasUsiminas

Mais de Negócios

Ele fatura R$ 500 milhões ao colocar Floripa na rota do luxo discreto

Black Friday tem maquininha com 88% de desconto e cashback na contratação de serviços

Início humilde, fortuna bilionária: o primeiro emprego dos mais ricos do mundo

A Lego tinha uma dívida de US$ 238 milhões – mas fugiu da falência com apenas uma nova estratégia