EXAME.com (EXAME.com)
Daniela Barbosa
Publicado em 12 de julho de 2012 às 08h01.
São Paulo - Hans Kristian Rausing, herdeiro da companhia de embalagens Tetra Pak, e Eva Rausing tinham todas as prerrogativas para ser um casal feliz. Os dois estavam juntos há mais de 20 anos, tinham quatro filhos e nenhum problema financeiro aparente. A união, no entanto, foi interrompida, nesta semana. Eva foi encontrada morta na residência da família, em Londres, e o principal suspeito do crime pode ser seu marido.
O herdeiro da Tetra Pak está preso e a polícia britânica investiga agora a suposta participação dele no delito. Mas bem antes do fim trágico do casamento de Rausing e Eva, os dois haviam se envolvido em outros escândalos e a dependência deles com drogas era assunto mais que conhecido por todo o mundo.
Em 2008, Eva foi presa na embaixada dos Estados Unidos, em Londres, portando heroína e cocaína em sua bolsa. Na ocasião, a polícia constatou que na casa da família Rausing havia também pedras de crack. O casal foi acusado de portar drogas, mas não chegou a responder processo - apenas recebeu uma advertência verbal por conta do ocorrido.
Apesar da dependência com as drogas, os dois eram bastante conhecidos também por praticar filantropia. O envolvimento deles com as ações de caridade estava diretamente ligado ao tratamento para acabar com o vício nas drogas. A família Rausing fez doações que ultrapassam a cifra de 150 milhões de dólares.
Herança
Rausing pertence a uma das famílias mais ricas da Europa. Seu pai Hans Rausing figura como o 64ª homem mais rico do mundo, segundo ranking da revista americana Forbes, com patrimônio líquido avaliado em 10 bilhões de dólares.
O bilionário, no entanto, vendeu para seu irmão sua parte na empresa Tetra Pak, em 1995, por 7 bilhões de dólares, e investe agora em uma pequena empresa que produz embalagens ecologicamente sustentáveis.
A Tetra Pak foi fundada pelo avô de Rausing no início da década de 50 e revolucionou o mercado de embalagens. Neste segmento, a empresa é considerada líder absoluta no mundo. A companhia está presente em mais de 170 países e possui cerca de 22.000 colaboradores. O faturamento da companhia gira em torno de 10 bilhões de euros.