-
1. As mais felizes
zoom_out_map
1/31 (GettyImages)
São Paulo - "Ser verdadeiramente feliz no trabalho é uma das chaves para ser feliz na vida", disse em uma entrevista recente Heidi Golledge, CEO e co-fundadora da CareerBliss. A empresa, especializada em seleção e gestão de pessoas, acaba de divulgar uma lista das
50 empresas americanas consideradas mais felizes por seus funcionários (veja 30 delas a seguir). A pesquisa foi feita com base em um questionário respondido pelos funcionários das empresas sobre 10 fatores que eles teriam ou não em seus ambientes de trabalho. Equilíbrio entre qualidade de vida e trabalho, boa remuneração, relação com chefe e clareza de regras eram alguns desses fatores que pontuavam as companhias em uma escala de 1 a 5. O resultado é curioso. Segundo o CareerBliss, companhias de tecnologia, como
Intel e
Google, geralmente cobiçadas por profissionais, ficaram bem atrás da primeira colocada na lista, a farmacêutica
Pfizer. “Como todas as outras, a Pfizer tem conflitos internos, mas consegue lidar com eles de uma forma mais assertiva, incentivando inovação, sem criar um clima pesado no ambiente de trabalho”, afirma Steve McClatchy, da consultoria Alleer.
-
2. Pfizer
zoom_out_map
2/31 (GettyImages)
Pontuação: 4.218 Fundada em 1849, a farmacêutica Pfizer conta com mais de 110.000 funcionários no mundo e tem em seu portfólio marcas fortes, como Viagra e Advil. Com sede na cidade de Nova York, a empresa faturou 67,8 bilhões de dólares, em 2010, e instrui seus funcionários a participarem dos diversos programas da companhia, que inclui o de sustentabilidade ambiental e por meio do Instituto de Doenças Infecciosas.
-
3. Nasa
zoom_out_map
3/31 (Michael Brown/Reuters)
Pontuação: 4.190
A National Aeronautics and Space Administration (NASA) é uma agência altamente competitiva do governo americano, responsável pela pesquisa e exploração do espaço e por importantes descobertas científicas. A Nasa tem mais de 18.000 funcionários e está sediada em Washington. Seus funcionários têm a chance de serem premiados com uma medalha de honra por suas contribuições e o campo de trabalho é bem vasto e vai de pessoas formadas em engenharia a recursos humanos.
-
4. Departamento de Defesa dos USA
zoom_out_map
4/31 (GettyImages)
Pontuação: 4.143 As forças armadas americanas foram eleitas pelos funcionários como um dos melhores lugares para trabalhar pelo seu misto de desafio, treinamento e orgulho de fazer parte da equipe. O Departamento inclui Exército, Marinha, Força Aérea, bem como o Corpo de Fuzileiros Navais e os departamentos de não combate da Agência de Segurança Nacional e da Agência de Inteligência de Defesa.
-
5. Kellogg´s
zoom_out_map
5/31 (Wikicommons)
Pontuação: 4.125
A Kellogg´s Brown & Root (KBR) emprega mais de 35.000 pessoas e é conhecida por ser uma das melhores empresas de engenharia do mundo. De acordo com a pesquisa, a cultura da empresa está focada em olhar para sua história de crescimento para assim traçar um futuro de sucesso contínuo. Com base nisso, os funcionários com mais tempo de casa são os mais valorizados, bem como os jovens talentos que estão comprometidos a ficarem na empresa a longo prazo. A empresa trabalha com um sistema de recompensa sobre metas que garante benefícios de compensação que vão de folgas a fartos bônus.
-
6. Cisco Systems
zoom_out_map
6/31 (Wikicommons/Wikimedia Commons)
Pontuação: 4.112 A Cisco, empresa que criou o roteador multiprotocolo, não quer parar de inovar – nem de conseguir segurar seus melhores talentos na companhia. Além de ofertar salários competitivos e flexibilidade de horário e local de trabalho (em seus escritórios, as baias não têm donos fixos, já que todos são incentivados a trabalhar de casa ou dos clientes), a empresa incentiva os funcionários a pensarem em soluções de melhoria de comunicação entre eles – o intuito é fazer com que as ideias sejam transformadas em soluções de comunicação de maneira geral.
-
7. Avaya
zoom_out_map
7/31 (foto/Wikimedia Commons)
Pontuação: 4.098
Como desenvolve projetos para empresas de diversos ramos, em várias partes do mundo, a Avaya precisa de funcionários que tenham tanto habilidade técnica, quanto disponibilidade e conhecimento múltiplo. Por isso, a empresa não só busca os melhores profissionais da área de TI e, principalmente, se esforça para mantê-los na empresa. Além de um abrangente plano de benefícios, o que a companhia faz é traçar e divulgar a todos os empregados um método de cálculo de salários, bônus e metas atreladas. O objetivo é fazer com que isso seja de tal transparência que cada um da equipe entenda como as remunerações funcionam e como eles podem angariar melhores posições na companhia.
-
8. General Eletric
zoom_out_map
8/31 (Divulgação)
Pontuação: 4.096
A
General Electric tem sede em Fairfield, Connecticut, e emprega mais de 300.000 pessoas em 100 países em suas operações diversas de finanças, tecnologia, energia e soluções de negócios. Segundo a pesquisa da
CareerBliss, a empresa não está no início desta lista apenas por ser uma das melhores e mais respeitadas empresas do mundo. O que a faz ser uma empresa feliz, de acordo com seus funcionários, é o fato dela saber dar atenção a cada ideia enviada por eles, independente de seus cargos ou habilidades e currículo acadêmico. Ao mesmo tempo em que dá a liberdade total para que o funcionário expresse suas ideias e opiniões na empresa, a GE acaba zelando pela privacidade de cada um.
-
9. Qualcomm
zoom_out_map
9/31 (GettyImages)
Pontuação: 4.096
O setor de telecomunicações passa por mudanças constantes. E a Qualcomm, um dos maiores desenvolvedores de tecnologia sem fio dos últimos tempos, sabe que precisa selecionar e reter os melhores do mercado para continuar com a criação de produtos diferentes e inovadores na área. De acordo com a pesquisa, esse é o motivo que leva pessoas a quererem trabalhar ali: o desafio intelectual proposto a engenheiros, desenvolvedores de software e especialistas da indústria de telecomunicação quando trabalham na empresa. Eles são a grande maioria do quadro de funcionários da Qualcomm, que ainda emprega pessoas de áreas administrativas.
-
10. Cognizant
zoom_out_map
10/31 (Wikicommons)
Pontuação: 4.064
Embora tenha sua sede em Teaneck, New Jersey, a empresa de tecnologia Cognizant conta com mais de 500 clientes em cinco continentes e presta serviços em todos os setores. A empresa tem mais de 50 centros de distribuição em todo o mundo e 118.000 funcionários que precisam, por excelência, trabalhar em equipe para desenvolver cada projeto com o intuito de diminuir riscos e, claro, oferecer um produto adequado. Essa necessidade de fazer com que pessoas diferentes de setores diferentes da empresa trabalhassem – muito bem – juntas, fez com que a empresa desenvolvesse uma gestão adequada a isso (e parece dar certo).
-
11. Siemens
zoom_out_map
11/31 (GettyImages)
Pontuação: 4.064
A alemã
Siemens é o maior conglomerado de engenharia da Europa e oferece serviços que vão desde sistemas de manuseio de bagagem até telefonia e sistemas de movimentação de carga. A empresa, segundo a pesquisa, não oferece os melhores salários do setor e sabe que está em uma concorrência acirrada por talentos, e por isso aposta em uma política de apoio a maneiras de fazer com que seus funcionários multipliquem parte de seus salários com o tempo. Por lá há a possibilidade de compra de ações dentro e fora da empresa, em que os empregados podem escolher quanto e como querem investir com ajuda da empresa.
-
12. Capital One
zoom_out_map
12/31 (Brendan Dermid/Reuters)
Pontuação: 4.062 A Capital Onde, empresa de produtos financeiros, tem crescido bastante no mercado americano, apesar da crise econômica por lá, com a oferta de produtos que garantem segurança nas transações financeiras feitas por clientes, de acordo com a pesquisa. Esse crescimento chama a atenção de pessoas interessadas em trabalhar no ramo, além do fato da empresa oferecer benefícios adicionais aos padrões do setor, como o crédito facilitado e seguro saúde. As iniciativas de apoio a causas de combate a doenças infecciosas e preservação ao meio ambiente também acaba sendo motivo de orgulho para os funcionários.
-
13. Bristol-Myers Squibb
zoom_out_map
13/31 (Divulgação)
Pontuação: 4.061
Como se poderia esperar de uma empresa farmacêutica, todos os funcionários tem direito a cobertura de medicamentos da companhia prescritos por médicos. Mas, além disso, os empregados da empresa contam com outros benefícios que auxiliam no equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoa. Nas unidades da empresa, há centros de fitness, enfermeiras e, em alguns casos, horário flexível de trabalho. A empresa reembolsa matrículas de cursos universitários relacionados ao cargo de alguns empregados, algumas unidades contam com creches e dão subsídios para alguns cuidados de filhos de funcionários fora da empresa.
-
14. Hilton Worldwide
zoom_out_map
14/31 (Wikicommons)
Pontuação: 4.060 A rede de hotéis de luxo Hilton tem escritórios em mais de 540 lugares pelo mundo e conta com 3.750 hotéis internacionais e mais de 130.000 funcionários, treinados com base nos valores da companhia de oferecer hospitalidade e conforto aos clientes.
-
15. Adecco
zoom_out_map
15/31 (GettyImages)
Pontuação: 4.041
A empresa suíça de recursos humanos Adecco empregava cerca de 32.110 pessoas e opera mais de 5.500 escritórios no mundo. A empresa aposta em uma gestão de pessoas descentralizada, onde todos recebem a mesma meta e precisam trabalhar em conjunto para conquistá-las de maneira rápida e eficiente. A Adecco foi indicada como uma empresa feliz por seus funcionários por esse motivo: saber incentivar o trabalho de equipe e deixar com que o ambiente de trabalho seja saudável a todos.
-
16. Ernst & Young
zoom_out_map
16/31 (Wikicommons)
Pontuação: 4.032
Com mais de 152.000 profissionais contratados em todo o mundo, a consultoria é uma das principais do mundo e, segundo a pesquisa, prioriza inciativas que proponham diversidade e espírito de equipe entre os funcionários, além de horário flexível e uma das melhores políticas de benefícios para funcionárias gestantes e mães. A empresa oferece ajuda com transporte de leite materno para as mulheres que viajam a negócios, apoio presencial e online para consultas sobre problemas pessoais e grupos de apoio para pais de pessoas com necessidades especiais, adolescentes ou com doenças crônicas. Há um pacote de subsidio ainda para cuidados de crianças e pessoas idosas na família.
-
17. Google
zoom_out_map
17/31 (Divulgação)
Pontuação: 4.032
Trabalhar no
Google ó sonho de qualquer profissional que trabalhe com tecnologia e não por acaso. Além de a empresa ganhar diversos prêmios anuais pela forma de tratar seus funcionários, e por sua habilidade em incentivar todos da equipe a inovar o tempo todo, a empresa possui uma cultura completamente informal de trabalho, onde horários são flexíveis e os escritórios ganham formas modernas e divertidas com o intuito de fazer com que a interação e a criatividade corram soltas por seus corredores. No Google, os funcionários têm 20% de seu tempo na empresa destinado à imaginação e a criação de ideias inovadoras.
-
18. Saic
zoom_out_map
18/31 (GettyImages)
Pontuação: 4.021
A empresa de engenharia e telecomunicações SAIC (Science Applications International Corporation) trabalha em cinco departamentos principais: segurança nacional (que inclui o FBI e combate a crimes cibernéticos), energia, ambiente, infraestruturas críticas e saúde. A empresa foi eleita pelos funcionários como uma das mais felizes pelo fato de poderem ali desenvolver uma carreira sólida, com ampla opção de áreas de atuação e trabalhar a favor do país e do mundo no desenvolvimento de soluções de sustentabilidade, segurança e energia.
-
19. Intel
zoom_out_map
19/31 (Wikicommons)
Pontuação: 4.019
Baseada no Vale do Silício, a
Intel é um das maiores e mais respeitadas empresas de TI do mundo e é ideal para profissionais que querem aprimorar seus conhecimentos técnicos e alinhar a isso a possibilidade de conviver em um ambiente de grande diversidade cultural, diz a pesquisa. A empresa oferece uma grande gama de treinamentos aos funcionários, boa parte deles por meio de sua universidade própria com 7.000 cursos, além de cursos de idiomas e de formação de equipe. Entre seus trabalhos voltados a minoria está o voltado a funcionários latinos, gays e transexuais.
-
20. Allstate
zoom_out_map
20/31 (Wikicommons)
Pontuação: 4.018
A Allstate é uma das maiores seguradora de capital aberto nos Estados Unidos e emprega cerca de 35.000 pessoas em vários países. Também é especializado em aposentadoria, produtos de investimento e serviços bancários. Uma das metas de gestão de pessoas da companhia é a de manter a reputação de confiança, carinho, diversidade e dedicação para com os funcionários com o objetivo de todos em ser "um grupo de pessoas que se importam umas com as outras."
-
21. General Motors
zoom_out_map
21/31 (Wikicommons)
Pontuação: 4.015
A
General Motors trabalha para fabricar automóveis de qualidade e financiar clientes que queiram comprar esses automóveis em seis continentes. Seus cerca de 200.000 funcionários espalhados por 70 países são preparados constantemente para aperfeiçoar o que já sabem e por moverem-se pela paixão por automóveis – atributos suficientes para fazer com que os funcionários da empresa a elejam como uma das mais felizes do mercado americano.
-
22. Walt Disney World
zoom_out_map
22/31 (GettyImages)
Pontuação: 4.015
O complexo de parques temáticos mais visitado e conhecido do mundo emprega cerca de 60.000 pessoas e oferece bem mais que um emprego onde a diversão é ver pessoas se divertindo. Eles oferecem aos funcionários salário semanal, seguro de saúde acessível, férias e licença médica para empregados de tempo integral, planos de aposentadoria e, claro, descontos em algumas das atividades disponíveis no resort. Treinamentos online para cursos diversos e cuidados para bebes e crianças para pais que não podem pagar creches também estão no pacote de benefícios.
-
23. Accenture
zoom_out_map
23/31 (Wikicommons)
Pontuação: 4.006
A
Accenture é uma das maiores consultorias de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing do mundo, com sede em Dublin, na Irlanda. Mas para seus 225.000 empregados a empresa também é uma grande incentivadora de programas comunitários e ambientais. Por lá, os funcionários podem tirar um dia de folga para trabalhar em serviços voluntários ou trabalhar em projetos de desenvolvimento de nações emergentes, além de poderem trabalhar na consultoria de gestão e tecnologia ao serviço de organizações não governamentais e sem fins lucrativos, internacionalmente.
-
24. Philips
zoom_out_map
24/31 (Phil Walter/Getty Images)
Pontuação: 4.005
A empresa holandesa
Philips emprega aproximadamente 128.000 funcionários em mais de 60 países em todo o mundo. E incentiva toda a equipe a aperfeiçoar seus talentos de forma multidisciplinar e, muitas vezes, internacional. Esse apoio no alcance dos empregados pelo equilíbrio de uma vida pessoa e uma carreira de sucesso contribuiu para que a companhia fosse eleita como uma das mais felizes.
-
25. 3M
zoom_out_map
25/31 (Divulgação)
Pontuação: 4.005
Com sede em Maplewood, Minnesota, a 3M é responsável pela criação de mais de 55.000 produtos que estão espalhados hoje por cerca de 60 países. Seus mais de 80.000 funcionários ajudam na produção e criação de produtos diversos como laminados, adesivos e produtos odontológicos e são treinados para que a cultura da empresa centenária, mas sempre inovadora, seja mantida. As melhores contribuições ganham prêmios. A cada ano, os 20 melhores profissionais são recompensados com um retiro de quatro dias para descansar com a família. Para todos os outros, os benefícios são os mesmos – e não são poucos. Há academias na empresa e até programas para largar o tabagismo voltado a funcionários que fumam.
-
26. Fidelity
zoom_out_map
26/31 (GettyImages)
Pontuação: 4.004
Fidelity Investments é uma empresa privada de serviços financeiros com mais de 38.000 empregados. A empresa está sediada em Boston, Massachusetts, e conta com mais de 40 unidades de negócios diversos. Além de uma média salarial maior que a dos concorrentes, a empresa oferece mais benefícios e chances de rápido crescimento.
-
27. Prudential
zoom_out_map
27/31 (GettyImages)
Pontuação: 4.004
A companhia americana gestora de fundos e investimentos, atua em mais de 37 países e conta hoje com pouco mais de 40.000 funcionários que recebem uma renda estável e competitiva, além de benefícios – que inclui uma consultoria de investimentos a longo prazo. Eles são incentivados a ajudar em projetos sociais e ambientais, bem como promover voluntariamente educação de qualidade e preservar habitação a preços acessíveis nas comunidades em desenvolvimento em que a empresa opera.
-
28. JPMorgan
zoom_out_map
28/31 (GettyImages)
Pontuação: 4.004
A pesquisa, feita com os mais de 200.000 funcionários do banco no mundo, mostra que a fusão da individualidade do profissional e trabalho em equipe cria uma cultura corporativa diferente de qualquer outra companhia de investimento bancário no mundo.
-
29. Ricoh
zoom_out_map
29/31 (Wikicommons)
Pontuação: 4.001
Fundada em Tóquio, em na década de 30, a Ricoh é uma empresa global que oferta copiadoras e suprimentos em mais de 180 países. Ela também emprega cerca de 10.000 pessoas de diferentes países e é reconhecida por eles como uma empresa feliz por sua preocupação com ambientais, comprovadas por seus métodos de operação e relatórios anuais de sustentabilidade.
-
30. Honda
zoom_out_map
30/31 (Divulgação/Honda)
Pontuação: 3.999
A sede da
Honda fica no Japão, mas a montadora tem linha de montagem em 17 países e emprega 179.060 pessoas, segundo a pesquisa. Todos tem, além de férias e pagamento de horas extras, horários de trabalhos flexíveis, reembolso da educação para os filhos, planos de saúde e de aposentaria bem competitivos, benefícios para parceiros de mesmo sexo e academia em algumas de suas unidades – atributos que fazem dela a 30ª empresa com os funcionários mais felizes.
-
31. Agora, veja como algumas companhias equilibram vida pessoal e profissional
zoom_out_map
31/31 (Divulgação)