São Paulo - A Eletrobras foi a empresa de capital aberto que mais lucrou de abril a junho, segundo dados da Economatica. Os ganhos da estatal somaram 12,72 bilhões de reais. O resultado excepcional foi puxado pela contabilização de indenizações bilionárias que a elétrica receberá a partir de 2017 por ter renovado antecipadamente (e com receita menor) contratos de transmissão de energia no fim de 2012. Das 20 companhias com os maiores lucros, outras duas são do setor de energia. Outro segmento com representatividade na amostra é o de papel e celuloso, com três corporações. Entre as cinco primeiras do ranking, três são bancos. Um estudo da consultoria mostrou que, no geral, o lucro das empresas abertas do país retraiu 24% no segundo trimestre ante o mesmo intervalo de 2015. Nas fotos, veja de quem foram os 20 maiores lucros do período – metade deles caiu na comparação anual.
Desmonte de usinas hidrelétricas após o fim da vida útil pode trazer benefícios permanentes para o meio ambiente, mas pode ter impactos negativos no curto prazo.
O jornalista foi o último brasileiro a entrevistar o piloto, homenageado pela Heineken no espaço da marca no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 deste ano