Embraer planeja investir 500 milhões de dólares neste ano (Germano Lüders/EXAME.com)
Diogo Max
Publicado em 25 de março de 2011 às 15h43.
São Paulo - Aqui estão as principais notícias de negócios e economia do dia até agora:
1 - Roger Agnelli diz que tudo o que pode fazer, agora, é trabalhar. O presidente da Vale, Roger Agnelli, voltou a se manifestar publicamente sobre a possibilidade de deixar o cargo. Em uma curtíssima nota de três linhas à imprensa, Agnelli afirmou que seu cargo pertence aos acionistas e que, portanto, cabe a eles decidirem quem o ocupa.
2 - Vale deve substituir Bertin em projeto de Belo Monte. A Vale deve anunciar nos próximos dias a sua entrada no projeto da hidrelétrica de Belo Monte como autoprodutor, com 9% do empreendimento. Substituirá a Gaia, do grupo Bertin, que deixa o negócio.
3 - Embraer planeja investir 500 milhões de dólares neste ano. A Embraer planeja investir cerca de 500 milhões de dólares neste ano. O valor é mais que o dobro do investido em 2009: aproximadamente 225 milhões de dólares.
4 - PIB dos EUA cresceu 2,9% em 2010. A revisão final do desempenho da economia americana no quarto trimestre aponta uma expansão anualizada de 3,1%, segundo o Departamento de Comércio dos Estados Unidos. Nas duas prévias divulgadas em janeiro e fevereiro, os resultados tinham sido de 3,2% e 2,8%, respectivamente.
5 - LLX encerra 2010 com prejuízo de R$25,4 milhões. A LLX Logística anunciou que encerrou 2010 com prejuízo líquido de 25,38 milhões de reais, ante lucro de 46,19 milhões de reais no ano anterior.
6 - Odebrecht construirá hidrelétrica no Peru. A brasileira Odebrecht venceu a concorrência para construir a hidrelétrica de Chaglla, na região de Huánuco, no centro do Peru, informou nesta quinta-feira o ministério de Minas e Energia em Lima.
7 - Recuperação de montadoras do Japão vai levar meses. A produção perdida nas duas semanas desde o terremoto e tsunami que atingiram o nordeste do Japão soma cerca de 330 mil veículos e o setor pode levar meses, não semanas, para se recuperar.
8 - Usiminas obtém patente para produção de vitrocerâmica. A Usiminas teve um pedido de patente para produção de vitrocerâmica a partir de escória siderúrgica concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). A vitrocerâmica é usada em revestimentos arquitetônicos e a empresa, maior produtora de aços planos do Brasil, estima um potencial de negócios anuais para a técnica de 20 milhões de dólares.
9 - HRT petróleo poderá explorar blocos no mar. A HRT foi qualificada tecnicamente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP), como operadora B. Isto significa que a HRT O&G está autorizada a atuar em blocos exploratórios situados em terra (onshore) e no mar (offshore).
10 - Lupatech obtém crédito de R$ 70 milhões com Bradesco. A Lupatech obteve uma linha de financiamento de 70 milhões de reais do Bradesco. O contrato é de 18 meses, com seis meses de carência para amortizar a parte principal da dívida. Já o pagamento dos juros será mensal.