Negócios

As 10 notícias de negócios e economia que você precisa ler nesta quarta

Após venda do PanAmericano, Silvio Santos terá de pagar R$ 1 bi a Receita; "Colômbia é o Carajás do carvão", diz Eike Batista

Portugueses já pediram à direção da Oi investimento pesado em telefonia móvel (Marcelo Correa)

Portugueses já pediram à direção da Oi investimento pesado em telefonia móvel (Marcelo Correa)

Diogo Max

Diogo Max

Publicado em 9 de fevereiro de 2011 às 14h04.

Aqui estão as principais notícias de negócios e economia do dia, até agora:

1 - Após venda do PanAmericano, Silvio Santos terá de pagar R$ 1 bi a Receita. Após a venda do banco PanAmericano ao BTG Pactual, a conta parece que chegou ao empresário e apresentador Silvio Santos. E ela vem da Receita Federal, que pode cobrar dele 1,14 bilhão de reais em tributos. É o que afirma reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo.

2 - "Colômbia é o Carajás do carvão", diz Eike Batista.
Até o início do próximo ano, Eike Batista, dono do grupo EBX, pretende abrir o capital da CCX, braço do grupo EBX que representa a exploração de carvão colombiana. Atualmente, a companhia pertence 100% à MPX. Até 2020, a CCX deve explorar 70 milhões de toneladas por carvão ano.

3 - Os primeiros passos da Portugal Telecom na brasileira Oi. Sete meses depois do desembarque da Portugal Telecom no capital da Oi, os portugueses finalmente começam a desenhar um plano de negócios para fazer com que a companhia brasileira se transforme na supertele sonhada pelo governo passado. Entre as primeiras ações pedidas pelos portugueses à direção da Oi, está o investimento pesado em telefonia móvel.

4- Juro ao consumidor sobe ao maior nível em 7 meses.
Levantamento feito pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) mostra que o juro do crédito ao consumidor ficou mais caro em janeiro deste ano. Na média, as taxas para pessoa física chegaram a 121,46% ao ano, o maior nível desde junho de 2010.

5- O que Dr. House ensina sobre liderança (e o que não fazer).
O doutor Gregory House já falsificou exames para tratar pacientes com procedimentos experimentais. Já trocou medicamentos sem que os doentes consentissem. E, na maioria dos casos, todos saíram andando do Princenton-Plainsboro, o hospital-escola onde trabalha, no seriado de TV que leva o seu nome e volta ao ar no Brasil nesta semana. Mas até que ponto o estilo de House pode servir de inspiração para executivos do mundo real?

6 - OGX estima que poço de Waimea pode render 40.000 barris por dia. Testes realizados pela OGX no poço de Waimea indicaram que o local possui potencial produtivo de até 40.000 barris por dia de óleo pesado (classificação de aproximadamente 20 API). O poço está localizado no bloco BMC-41, na Bacia de Campos, e foi descoberto em dezembro de 2009.

7 - Após 8 altas mensais, inadimplência do consumidor cai 3,3% em janeiro. Após oito meses consecutivos de alta, a inadimplência do consumidor recuou 3,3% em janeiro ante dezembro. Segundo o departamento de economia da Serasa Experian, responsável pelo levantamento, a queda e o cenário econômico mostram que a situação está sob controle.

8 - CSN eleva participação na produtora de carvão Riversdale.
A Companhia Siderúrgica Nacional aumentou sua participação na mineradora australiana Riversdale, que é alvo de uma oferta de aquisição de 3,9 bilhões de dólares feita pela Rio Tinto.

9 - Peugeot Citroen volta ao lucro em 2010 e mira mercado indiano. A montadora francesa PSA Peugeot Citroen retornou ao lucro em 2010 e definiu seu foco para a Índia e outros mercados emergentes que atravessam rápido crescimento.

10 - Concivil-Estanplaza investe em hotéis de longa permanência para crescer.
A rede hoteleira Concivil-Estanplaza prepara o lançamento de três novos empreendimentos na capital paulista sob o conceito Estaconfor – para estadias superiores a 30 dias.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Qual a fórmula para passar no vestibular? Colégio de SP aposta em IA para turbinar resultados

Conheça a IA que transforma a emoção de clientes em estratégia para o negócio

O conselho que quase matou o Reddit — e a lição bilionária para quem toma decisões financeiras

Empresas podem dobrar sua rentabilidade com funcionários que dominam os números