EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.
Começa a operar na próxima semana a quarta operadora de telefonia celular da região metropolitana de São Paulo, a Unicel, que pertence ao empresário brasileiro José Roberto Melo e à companhia saudita de investimentos HiTs. A marca da operadora será Aeiou.
Seu modelo de negócios será diferente do das concorrentes Claro, TIM e Vivo. A empresa venderá apenas chips pré-pagos e não terá lojas próprias - todo o atendimento a clientes será feito via internet. O objetivo é oferecer um serviço de baixo custo voltado, principalmente, para o público jovem. "Facilidade de acesso e baixo custos são partes essenciais da nossa estratégia", diz Sultan Bahabri, presidente da HiTs, que detém 49% de participação na Unicel. "Queremos ter presença nacional", diz Bahabri, que esteve nesta semana em Brasília para se reunir com executivos da Anatel.
A empresa saudita investiu 62 milhões de dólares na Unicel no início deste ano, depois que fracassaram as negociações para a venda de uma participação à família Constantino, dona da Gol. Os planos são ambiciosos. A meta é ter 500 000 clientes em São Paulo até dezembro. A empresa pretende ainda passar a operar em outros países da América Latina e ter cerca de 5 milhões de clientes na região até 2015. O mês de agosto será um período de teste para a operação da empresa.
A estréia comercial ocorrerá no início de setembro. O único espaço físico da companhia será a sede do grupo, no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. No térreo, haverá um espaço cultural com computadores com acesso à internet à disposição dos clientes e funcionários para explicar o funcionamento do serviço.