Negócios

Apple tem resultado trimestral acima do esperado

Receita de serviços no terceiro trimestre fiscal subiu 12,6%, para US$ 11 bilhões, guiada por melhora do mercado na China

Apple: empresa teve aumento de vendas na China (Leonhard Foeger/Reuters)

Apple: empresa teve aumento de vendas na China (Leonhard Foeger/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 30 de julho de 2019 às 19h06.

Última atualização em 30 de julho de 2019 às 19h08.

Estados Unidos — O lucro trimestral da Apple superou estimativas de Wall Street nesta terça-feira, 30, assim como a previsão para as vendas do quarto trimestre fiscal. O presidente-executivo da companhia, Tim Cook, disse à Reuters que os números foram guiados por uma "melhora acentuada" do mercado na China.

A receita de serviços no terceiro trimestre fiscal subiu 12,6%, para 11,46 bilhões de dólares, um novo recorde, mas ficou abaixo das expectativas de 11,73 bilhões de dólares, segundo dados do IBES da Refinitiv. Cook disse que excluindo o pagamento de um encargo judicial e efeitos cambiais, a taxa de crescimento do segmento de serviços subiu 18%.

As vendas da China caíram 4%, para 9,16 bilhões de dólares, após queda de 22% no segundo trimestre fiscal. As vendas de smartphones no mercado chinês diminuíram 6% no terceiro trimestre fiscal da Apple, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Canalys.

"Nós crescemos na China", disse Cook. "A receita não relacionada ao iPhone subiu 17 por cento. Crescemos em todas as categorias, tirando a do iPhone."

A Apple informou que espera uma receita para o atual quarto trimestre fiscal entre 61 bilhões e 64 bilhões de dólares, em comparação com as estimativas dos analistas de 61,02 bilhões.

Para o terceiro trimestre fiscal encerrado em junho, a Apple informou um aumento de 1% na receita, para 53,8 bilhões de dólares e uma queda de 7% no lucro por ação para 2,18 dólares, em comparação com expectativas de 53,39 bilhões e 2,10 dólares por ação, segundo dados da Refinitiv.

As vendas do iPhone caíram 12%, para 25,99 bilhões de dólares, em linha com as expectativas de 25,96 bilhões de dólares, segundo dados da Refinitiv.

"Em relação ao iPhone, o mais importante para nós é que continuemos a aumentar a base instalada", disse Cook à Reuters. "E nós fizemos isso no iPhone. E assim o fato de que as pessoas estão mantendo eles por um pouco mais de tempo, não é algo que me preocupa no relógio trimestral."

A Apple não divulgou o número da base instalada de dispositivos, mas disse apenas que aumentou.

A Apple informou que a receita do segmento de produtos vestíveis, casa e acessórios, que contém aparelhos como Apple Watch e AirPods, foi de 5,53 bilhões de dólares, ante estimativa de 4,81 bilhões.

A Apple informou que retornou mais de 21 bilhões de dólares aos acionistas durante o terceiro trimestre fiscal, incluindo 17 bilhões em recompras de ações. A empresa declarou um dividendo de 0,77 dólar por ação.

Acompanhe tudo sobre:AppleBalanços

Mais de Negócios

De lavador de pratos a CEO da empresa mais valiosa do mundo: como Jensen Huang virou ícone na China

Como a Nestlé usa IA para 'rastrear' 700 mil cápsulas de café por dia no Brasil 

Veja os dois erros que podem afundar sua ideia de negócio, segundo professora de Harvard

Herdeira do Walmart e mulher mais rica do mundo inaugura faculdade de medicina nos EUA