Negócios

Apple e IBM se unem em plano de big data para iPhone e iPad

Iniciativa visa a aumentar a fatia da Apple no mercado de dispositivos móveis corporativos, ao oferecer aplicativos adaptados para empresas


	Apple: acordo inclui um catálogo de apps e adapta serviços da IBM para dispositivos móveis
 (©afp.com / Mandy Cheng)

Apple: acordo inclui um catálogo de apps e adapta serviços da IBM para dispositivos móveis (©afp.com / Mandy Cheng)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2014 às 14h54.

Nova York - A Apple e a IBM anunciaram nesta terça-feira uma parceria histórica para conquistar clientes corporativos, ao oferecer iPhones e iPads feitos sob medida para usuários de empresas.

A parceria vai oferecer aplicativos para os dispositivos da Apple, que levarão a potência analítica de supercomputadores da IBM a uma força de trabalho móvel, anunciaram as empresas em um comunicado conjunto.

A iniciativa visa a aumentar a fatia da Apple no mercado de dispositivos móveis corporativos, ao oferecer aplicativos adaptados, segurança e outros serviços, que estão no centro dos negócios da IBM.

"A parceria histórica visa a redefinir a forma de executar um trabalho, responde a desafios-chave da indústria da mobilidade e desperta uma mudança nos negócios verdadeiramente liderada pela tecnologia móvel", destacou o comunicado.

"A visão comum da Apple e da IBM sobre esta parceria é colocar nas mãos dos profissionais corporativos em toda parte as capacidades únicas dos iPads e iPods com o conhecimento, os dados, a análise e os fluxos de trabalho de uma empresa", acrescentou.

As duas empresas planejam lançar mais de 100 soluções empresariais específicas, inclusive aplicativos desenvolvidos para a plataforma iOS, juntamente com os serviços da IBM na nuvem, de segurança e análise.

Como parte do acordo, a IBM também venderá iPhones e iPads feitos sob medida para indústrias específicas.

"Pela primeira vez estamos colocando o renomado serviço de análise de 'big data' (estudo de metadados) da IBM na ponta dos dedos dos usuários do iOS, o que abre uma grande oportunidade de negócios para a Apple", afirmou o diretor-executivo da empresa com ícone da maçã, Tim Cook.

"Este é um passo radical para as empresas e algo que apenas a Apple e a IBM podem oferecer", acrescentou.

Para Ginni Rometty, presidente e diretor-executivo da IBM, a aliança permitirá que essas inovações cheguem aos clientes da empresa.

A Apple criará um novo serviço de suporte, ao oferecer ajuda sob medida para as necessidades empresariais, enquanto a IBM vai administrar algumas das funções, como a ativação do dispositivo e a segurança.

O acordo inclui um catálogo de aplicativos privado e ajuda os usuários corporativos a adaptar os serviços da IBM para dispositivos móveis.

Os novos serviços serão oferecidos no novo sistema operacional da Apple, o iOS8, que foi apresentado em junho.

Acompanhe tudo sobre:AppleAppsCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGadgetsIBMIndústria eletroeletrônicaServiçosSmartphonesTabletsTecnologia da informação

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem