Logo do Banco do Brasil (BBSA3) (Paulo Whitaker/Reuters)
Agência O Globo
Publicado em 1 de abril de 2021 às 19h28.
Última atualização em 1 de abril de 2021 às 19h32.
Em um movimento para marcar posição contra a troca de comando no Banco do Brasil, o presidente do conselho da instituição financeira, Hélio Magalhães, apresentou nesta quinta-feira sua carta de renúncia ao cargo. José Monforte, conselheiro independente, também decidiu sair, segundo fontes.
O movimento, já esperado no mercado, ocorreu após o anúncio de que o presidente do BB, André Brandão, seria substituído por Fausto Ribeiro. A mudança ocorreu após atritos entre Brandão e o presidente Jair Bolsonaro, insatisfeito com um plano de reestruturação na estatal que envolve o fechamento de agências.
Magalhães e Monforte — nomes mais alinhados com o mercado — assinaram pelo menos três manifestações contrárias às alterações no comando do banco. Duas delas foram atos de desagravo a Brandão e uma, mais recente, contrária à indicação de Ribeiro para o cargo.
A saída anunciada nesta quinta-feira antecipou um movimento que já estava previsto. O conselho de administração do BB será renovado no dia 28 de abril e os nomes dos dois conselheiros não constam da lista de indicados pelo governo para ocupar as posições no colegiado.