Negócios

Aneel rejeita pedido da Abengoa e confirma validade de concessões

A Abengoa, que passa por processo de recuperação judicial, defende seu direito de seguir à frente de seus nove contratos

Abengoa: é responsável pelo atraso da primeira linha de transmissão que deveria estar pronta para distribuir a energia da Hidrelétrica de Belo Monte (Foto:/Divulgação)

Abengoa: é responsável pelo atraso da primeira linha de transmissão que deveria estar pronta para distribuir a energia da Hidrelétrica de Belo Monte (Foto:/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 29 de agosto de 2017 às 12h09.

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) rejeitou o "pedido de reconsideração" apresentado pela companhia Abengoa para que a agência anulasse a solicitação de caducidade dos contratos de concessão da empresa.

A Abengoa, que passa por processo de recuperação judicial, defende seu direito de seguir à frente de seus nove contratos, apesar de não ter executado as obras dessas concessões.

Ao comentar o pedido, o advogado da Abengoa, Giovani Trindade Castanheira Menicucci, voltou a defender que a decisão da Aneel de tomar as concessões para que sejam feitos novos leilões poderia gerar maior custo e atraso nas execuções das obras. A agência, porém, manteve seu entendimento.

A Abengoa é responsável pelo atraso da primeira linha de transmissão que deveria estar pronta para distribuir a energia da Hidrelétrica de Belo Monte, que já iniciou operações no Rio Xingu, no Pará. Por causa desse atraso, a usina tem buscado alternativas locais e acelerado outras obras para que a transmissão da energia não seja comprometida.

Ao analisar o pedido, o diretor da Aneel Reive Barros dos Santos confirmou a proposta de declaração de caducidade encaminhada ao Ministério de Minas e Energia (MME).

Acompanhe tudo sobre:ConcessõesMinistério de Minas e EnergiaAneelAbengoa

Mais de Negócios

Nordeste cresce acima da média nacional e é motor da sustentabilidade, diz presidente do BNB

Uma das maiores venture builders da América Latina quer investir em rejeitados do ‘Shark Tank’

Quais são as 10 empresas do varejo brasileiro que mais cresceram em 2024? Veja quanto elas faturam

As 10 varejistas com o maior número de empregados no Brasil