Negócios

André Esteves confirma apetite para risco com fusão Pão de Açúcar e Carrefour

Desde meados do ano passado, banqueiro participou de algumas das operações mais ousadas do país

André Esteves, presidente do BTG Pactual (Germano Lüders/EXAME.com)

André Esteves, presidente do BTG Pactual (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2011 às 15h22.

São Paulo – O empresário Abílio Diniz não é o único nome estrelado envolvido com a eventual fusão do Pão de Açúcar, que controla, com o Carrefour. Nos bastidores, outro personagem de peso do mundo dos negócios está em ação: o banqueiro André Esteves, fundador do BTG Pactual.

Se emplacar a fusão dos dois maiores varejista do país, Esteves confirmará, mais uma vez, sua disposição para traçar operações arrojadas. Segundo nota de Abílio sobre o assunto, partiu do BTG Pactual a proposta apresentada ao mercado nesta terça-feira (28/6).

A ideia é criar uma holding, a Gama, para a qual serão transferidos os ativos do Grupo Pão de Açúcar e do Carrefour do Brasil. No desenho, a operação alcançaria uma escala global, pois a Gama passaria a deter 11,7% do Carrefour mundial.

O BTG foi fundado em 2008, mas acelerou o passo a partir de 2010. Desde então, o banco vem participando de operações de grande repercussão, como a fusão da TAM e da Lan e a compra da Oi pela Portugal Telecom. Veja, ao lado, os principais negócios realizados por Esteves.

Acompanhe tudo sobre:Abilio DinizBilionários brasileirosCarrefourComércioEmpresáriosEmpresasEmpresas abertasEmpresas francesasFusões e AquisiçõesPão de AçúcarPersonalidadesSupermercadosVarejo

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades