Negócios

Anatel autoriza venda da Vivo para a Telefônica

No parecer, foram levadas em conta análises que consideraram que a operação não traz prejuízos à competição

Loja da Vivo: Anatel autorizou a compra da participação da Portugal Telecom pela Telefônica (.)

Loja da Vivo: Anatel autorizou a compra da participação da Portugal Telecom pela Telefônica (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Brasília - A compra da participação da Portugal Telecom (PT) na Vivo pela Telefônica recebeu o sinal verde da Procuradoria Especializada da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Parecer do procurador-geral da agência, Marcelo Bechara, recomendou ao Conselho Diretor do órgão regulador a aprovação do pedido de anuência prévia encaminhado pela Telefônica em 29 de julho. O documento foi enviado aos conselheiros da Anatel, que analisarão a anuência.

Em entrevista à Agência Estado, Bechara explicou a análise da operação de aquisição do controle total da Vivo pelo grupo espanhol. "É uma operação relativamente bem simples. Um sócio está deixando a empresa, não está entrando ninguém novo. Então, é uma movimentação societária bem simples", afirmou.

Para recomendar a aprovação da anuência prévia, Bechara levou em conta as análises feitas pela área técnica da agência, que consideraram que a operação não traz prejuízos à competição ou à prestação de serviços ao usuário. No parecer, o procurador cita que, "sob a ótica da área técnica, a presente operação foi vista como algo concorrencialmente positivo, tendendo a aumentar a competitividade/produtividade e a melhorar a execução dos serviços".

Essa conclusão foi feita a partir da análise da integração da infraestrutura de rede das duas operadoras, o que pode representar ganho de escala e uma "vantagem competitiva" para a empresa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais notícias sobre a Vivo

Acompanhe as notícias de negócios de EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:3GAnatelEmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasOperadoras de celularPortugal TelecomServiçosTelecomunicaçõesTelefônicaVivo

Mais de Negócios

JPMorgan aumenta salário do CEO para US$ 39 milhões após resultado histórico no 4º tri

Temu ultrapassa Mercado Livre e se torna 2º maior marketplace do Brasil, aponta Citi

Raio Capital anuncia investimento de até R$ 100 milhões em startups

O que é break-even point? Veja como calcular o ponto de equilíbrio da sua startup