Negócios

Analistas aprovam decisão na Vale na Argentina

A mineradora afirmou que suspenderá a implementação do projeto Rio Colorado


	Vale: para o Itaú BBCA, a suspensão do projeto está de acordo com a estratégia da empresa de ser mais seletiva em investimentos
 (Divulgação)

Vale: para o Itaú BBCA, a suspensão do projeto está de acordo com a estratégia da empresa de ser mais seletiva em investimentos (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2013 às 17h28.

Rio de Janeiro - A decisão da Vale de suspender o investimento de quase US$ 6 bilhões na Argentina foi vista com bons olhos pelo mercado financeiro. "É uma boa notícia. Preservar caixa nesse momento é fundamental", avaliou Eduardo Roche, da Modal Asset Management.

Na contramão do Ibovespa, que registra queda de 0,42%, as ações preferenciais da mineradora - Vale PNA - têm alta de 1,18% na Bovespa.

Segundo ele, o projeto, que teve seus custos elevados, não iria trazer o retorno desejado. Por isso, a decisão de colocar o pé no freio dá maior tranquilidade aos acionistas em relação aos resultados futuros da companhia.

Além disso, a suspensão em meio a pressões do governo argentino mostra a autonomia e a visão empresarial da Vale, que tem entre seus controladores o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Previ, fundo de pensão do Banco do Brasil.

Em relatório, o Banco Itaú BBA ressalta que as condições do projeto de potássio na Argentina mudaram significativamente nos últimos anos com o "crescente risco político no país."

Além disso, destaca que a suspensão está em linha com a estratégia da Vale de ser mais seletiva em seus investimentos e concentrar esforços apenas em projetos com alto potencial de retorno e risco baixo.


Suspensão

Em fato relevante, a Vale informou nesta segunda-feira a suspensão da implementação do projeto Rio Colorado, na Argentina. A mineradora afirmou que comunicou ao governo argentino que "no contexto macroeconômico atual os fundamentos econômicos do projeto não estão alinhados com o compromisso da Vale com a disciplina na alocação de capital e criação de valor".

A Vale informou também que no caso de retomada do empreendimento será dada preferência aos atuais funcionários do projeto. "A Vale continuará honrando os compromissos relativos às suas concessões e seguirá buscando soluções que melhorem os fundamentos econômicos do projeto, para então avaliar a sua retomada", afirma a empresa.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasIndústriaMineraçãoSiderúrgicasVale

Mais de Negócios

Slice, um dos refrigerante 'da moda' dos anos 80, volta aos mercados nos EUA

Com mercado de pets aquecido, essa empresa britânica busca dobrar faturamento a partir do Brasil

Este CEO convida clientes para reuniões com a liderança — e Elon Musk aprovou a ideia

‘Anti-Facebook’: universitários levantam US$ 3 milhões em 2 semanas para criar nova rede social