Negócios

Amplats planeja cortar quase 7 mil empregos na África do Sul

Principal empresa da platina, a sul-africana Amplats anunciou que planeja cortar 6,9 mil empregos a partir de setembro em mineradoras sul-africanas

Entrada da mina da Amplats na África do Sul: "além disso, outros 900 empregos serão afetados", disse a empresa em comunicado (Stephane de Sakutin/AFP)

Entrada da mina da Amplats na África do Sul: "além disso, outros 900 empregos serão afetados", disse a empresa em comunicado (Stephane de Sakutin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2013 às 13h06.

Johanesburgo - A número um mundial da platina, a sul-africana Amplats, anunciou nesta segunda-feira que planeja cortar 6.900 empregos a partir de setembro em operações mineradoras sul-africanas.

"O número de empregos operacionais atingidos é de 6.000. Além disso, outros 900 empregos serão afetados", indicou a empresa em um comunicado.

"Este plano tem por objetivo restaurar a rentabilidade do grupo para garantir seu desenvolvimento no longo prazo e sua competitividade na indústria mundial da platina", acrescentou o comunicado.

O grupo sul-africano, que esteve no centro de um movimento de greve no ano passado, havia indicado em maio que a supressão de empregos iria ocorrer para compensar as perdas geradas pelas paralisações.

Em julho, o grupo Anglo American Platinum (Amplats) anunciou, no entanto, ter recuperado os lucros no primeiro semestre de 2013, devido às melhores vendas e ao frágil nível do rand sul-africano.

A Amplats representa sozinha 40% da produção mundial de platina.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁfrica do SulDemissõesDesempregoEmpregosgestao-de-negociosIndústriaMineraçãoMineradoras

Mais de Negócios

Como a Nestlé usa IA para 'rastrear' 700 mil cápsulas de café por dia no Brasil 

Veja os dois erros que podem afundar sua ideia de negócio, segundo professora de Harvard

Herdeira do Walmart e mulher mais rica do mundo inaugura faculdade de medicina nos EUA

Startup fundada por dois ex-MIT atinge US$ 300 milhões em valuation com apenas dois anos de vida