Negócios

Amazon pagará impostos por vendas em quatro países europeus

Empresa global contabilizava vendas a partir de Luxemburgo, um artifício fiscal legal, mas muito criticado, que permitia a Amazon pagar menos impostos


	Amazon: a Amazon é uma das grandes empresas que a Comissão Europeia vigia com lupa por suas práticas fiscais
 (Emmanuel Dunand/AFP)

Amazon: a Amazon é uma das grandes empresas que a Comissão Europeia vigia com lupa por suas práticas fiscais (Emmanuel Dunand/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2015 às 09h06.

O grupo americano Amazon começou a declarar seu faturamento na Espanha, Reino Unido, Alemanha e Itália, e em breve fará o mesmo na França, segundo um comunicado recebido pela AFP, o que significa que pagará os impostos correspondentes nestes países.

Desde 1º de maio, a empresa contabiliza suas vendas nos quatro países europeus a partir de seus respectivos braços nacionais, e não mais a partir de Luxemburgo, um artifício fiscal legal, mas muito criticado, que permitia a Amazon pagar menos impostos.

O grupo destacou que está trabalhando para a abertura de uma filial na França e afirmou que a criação das filiais na Europa começou há mais de dois anos.

"Examinamos regularmente nossas estruturas para garantir que podemos servir aos nossos clientes o melhor possível e oferecer produtos e serviços adicionais", afirma a Amazon no comunicado.

A Amazon é uma das grandes empresas que a Comissão Europeia vigia com lupa por suas práticas fiscais.

Nos últimos anos, estas empresas evitaram pagar os impostos correspondentes por lucros obtidos em um determinado país graças a sofisticados acordos fiscais, que fazem suas atividades passar por outro Estado.

Neste sentido, a UE investigou os acordos fiscais de grupos como Apple na Irlanda, Starbucks na Holanda e Amazon e Fiat em Luxemburgo.

As práticas de "otimização fiscal", aplicadas há vários anos, se tornaram muito impopulares à medida que os Estados europeus se viram diante de uma situação fiscal cada vez mais precária, em consequência da crise da dívida soberana.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasComércioEmpresas de internetAmazonEmpresas americanaslojas-onlineVendasImpostosLeão

Mais de Negócios

38 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para trabalhar em cidades pequenas (e no interior)

Quais são os maiores supermercados do Rio Grande do Sul? Veja ranking

Brasileiro mais rico trabalhou apenas um ano para acumular fortuna de R$ 220 bilhões

Quais são os maiores supermercados do Nordeste? Veja quanto eles faturam