Negócios

Amazon e eBay têm dificuldades para excluir itens nazistas

É difícil aplicar uma proibição total sobre produtos controversos, dizem analistas, devido a obstáculos tecnológicos em identificar e retirar os itens banidos


	eBay: empresa bane especificamente a venda desse tipo de produto
 (Getty Images)

eBay: empresa bane especificamente a venda desse tipo de produto (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2015 às 11h22.

San Francisco - A Amazon.com e o eBay cortaram drasticamente o número de produtos com a bandeira dos Estados confederados em seus sites um dia após prometer removê-los, mas em um sinal da dificuldade na remoção de conteúdo controverso, memorabilia da era nazista ainda era listada em ambos os sites.

O eBay bane especificamente a venda desse tipo de produto, enquanto a Amazon proíbe a venda de "produtos que promovem ou glorifiquem o ódio, a violência, a intolerância religiosa, sexual ou racial ou promovam organizações com estas visões".

É difícil aplicar uma proibição total sobre produtos controversos, dizem analistas, devido a obstáculos tecnológicos em identificar e retirar os itens banidos.

"Para a Amazon e o eBay é uma questão de escala. O eBay tem precisado trabalhar em tudo desde memorabilia nazista a joias falsificadas e uma das partes mais difíceis por seu tamanho é olhar palavras-chave, identificar questões e vendedores com problemas", disse o professor da Universidade do Arizona especializado em lei na Internet, Derek Bambauer. (Por Mari Saito)

Acompanhe tudo sobre:AmazonComércioeBayEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetlojas-onlineNazismoVarejo

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades