Bezos: projeto, lançado no início de 2019, reuniu três das grandes personalidades do meio empresarial americano (Alex Wong/Getty Images)
AFP
Publicado em 4 de janeiro de 2021 às 19h59.
Última atualização em 4 de janeiro de 2021 às 20h15.
O banco JPMorgan Chase, o conglomerado Berkshire Hathaway e o gigante do e-commerce Amazon anunciaram nesta segunda-feira, 4, que desistiram do projeto conjunto de um sistema alternativo de saúde para seus funcionários.
A organização Haven, que implementaria este novo sistema, anunciou em seu site que vai finalizar as operações "no final de fevereiro".
O projeto, lançado no início de 2019, reuniu três das grandes personalidades do meio empresarial americano: Jamie Dimon (J.P. Morgan), Warren Buffett (Berkshire) e Jeff Bezos (Amazon).
A Haven garantiu que "explorou um amplo leque de soluções" por três anos e "testou novas maneiras de facilitar o acesso aos cuidados básicos, o entendimento e uso dos benefícios, além de tornar os medicamentos mais acessíveis".
Os três grupos “vão tirar proveito deste conhecimento e continuar a colaborar informalmente para conceber programas à medida que respondam às necessidades específicas de seus próprios colaboradores”, afirmou a entidade, sem dar detalhes sobre os motivos de sua dissolução.
O lançamento desta organização independente e sem fins lucrativos pelos três magnatas surpreendeu a opinião pública.
Os executivos decidiram unir forças para criar um sistema de proteção social em reação ao desmantelamento da reforma do sistema de saúde Obamacare e ao aumento acentuado dos custos do seguro saúde.
Embora inicialmente eles planejassem atender seus funcionários com o projeto, também consideravam expandi-lo para todos os americanos.