Negócios

Álvarez-Pallete é o novo conselheiro-delegado da Telefónica

Álvarez-Pallete entrou para a companhia em fevereiro de 1999 como diretor de finanças da Telefónica Internacional


	José María Álvarez-Pallete substitui como conselheiro-delegado um dos mais antigos executivos da empresa
 (jseguir/Flickr)

José María Álvarez-Pallete substitui como conselheiro-delegado um dos mais antigos executivos da empresa (jseguir/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2012 às 21h18.

Madri - José María Álvarez-Pallete, atual presidente da Telefónica Europa, será o novo conselheiro-delegado da empresa espanhola, em substituição a Julio Linares, que renunciou ao cargo, mas que será mantido no conselho da empresa como vice-presidente.

Álvarez-Pallete entrou para a companhia em fevereiro de 1999 como diretor de finanças da Telefónica Internacional, quando os negócios da operadora no exterior estavam majoritariamente na América Latina.

Pouco depois, passou a ocupar o cargo de diretor-geral de finanças corporativas, o que lhe rendeu o prêmio de melhor diretor financeiro da Europa na categoria Mergers & Acquisitions pela revista 'CFO Europe'.

Em julho de 2002 foi nomeado presidente-executivo da Telefónica América Latina e dois anos depois a empresa comprou as operadoras de telefonia celular da Bellsouth na Venezuela, Colômbia, Peru, Uruguai e Nicarágua.

Durante seu mandato também foram iniciadas as negociações com a Portugal Telecom, que concluíram com a aquisição total da operadora brasileira Vivo por parte da Telefónica.

Quando deixou o cargo de responsável do grupo na América Latina em setembro de 2011, o negócio já representava 46% das receitas da Telefónica e outro tanto do Oibda (resultado operativo bruto antes de amortizações). Depois foi nomeado responsável pela Telefónica Europa e Espanha.

Álvarez-Pallete, corredor de maratona, nasceu em 1963 em Madri e é formado em Ciências Econômicas pela Universidad Complutense de Madrid. Cursou também Ciências Econômicas na Universite Libre de Bruxelles na Bélgica, fez o International Manegement Program do Pan-American Institute of Executive Business Administration (IPADE) além de estudos avançados em economia financeira e contabilidade da Complutense de Madrid.

José María Álvarez-Pallete substitui como conselheiro-delegado um dos mais antigos executivos da empresa, Julio Linares de 67 anos. Engenheiro de telecomunicações, Linares entrou na companhia em 1970 no centro de pesquisa e desenvolvimento.

Tornou-se conselheiro-delegado da Telefónica Multimedia em 1997 e presidente-executivo da Telefónica no ano 2000. Em 2005 foi nomeado diretor-geral de coordenação, desenvolvimento de negócios e sinergias e desde dezembro de 2007 ocupava o cargo de conselheiro-delegado do grupo. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasExecutivosServiçosTelecomunicaçõesTelefônica

Mais de Negócios

Lalamove cresce no Brasil como o 'Uber dos carretos' e tenta IPO em Hong Kong

Os melhores setores para criar uma startup em 2025

Ele começou o negócio de maneira improvisada em casa. Agora, capta R$ 125 milhões

Unicórnios brasileiros: quais startups valem mais de US$ 1 bilhão?