Negócios

Alibaba investe US$361 mi em fabricante de eletrodomésticos

Acordo tem o objetivo de expandir o alcance logístico da gigante chinesa de comércio eletrônico a milhares de consumidores no vasto interior chinês


	Logo da empresa Alibaba: acordo prevê que o Alibaba adquira uma fatia de 9,9 por cento no mercado online da Haier
 (Carlos Barria/Reuters)

Logo da empresa Alibaba: acordo prevê que o Alibaba adquira uma fatia de 9,9 por cento no mercado online da Haier (Carlos Barria/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2013 às 11h10.

Hong Kong/Pequim - O Alibaba Group investirá 2,82 bilhões de dólares de Hong Kong (361 milhões de dólares) na fabricante de eletrodomésticos Haier Electronics, em um acordo com o objetivo de expandir o alcance logístico da gigante chinesa de comércio eletrônico a milhares de consumidores no vasto interior chinês.

O varejo online está em rápida expansão na China e o Alibaba, líder do setor, busca desenvolver a rede de distribuição de produtos de grande porte da Haier em uma plataforma logística que alcance cidades menos desenvolvidas e que outras empresas também possam usar.

"Esta colaboração com o Haier Group é uma parceria em que todos ganham", disse Jack Ma, presidente-executivo do conselho do Alibaba, em um comunicado conjunto. Espera-se que o interior da China tenha um rápido crescimento no varejo conforme mais pessoas se mudam para áreas urbanas e seu poder de compra aumenta.

O acordo prevê que o Alibaba adquira uma fatia de 9,9 por cento no mercado online da Haier, o Goodaymart, que sob a joint-venture formará a base de uma plataforma logística para produtos grandes que também pode ser usada por outras empresas.

O Alibaba comprará 1,316 bilhão de dólares de Hong Kong em bônus que podem ser convertidas em ações na Haier ou em uma fatia de 24,1 por cento na joint-venture. O Alibaba também subscreverá cerca de 2 por cento do capital social aumentado da Haier Electronics por 965 milhões de dólares de Hong Kong, disse o comunicado.

Os recursos devem ser usados para expandir a capacidade de armazenagem da Haier, o desenvolvimento da rede e a integração online-offline, disse o comunicado.

Acompanhe tudo sobre:Alibabae-commerceEmpresasEmpresas chinesasInvestimentos de empresasJack Ma

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades