Negócios

Alibaba e Tencent lideram investimento de US$1,5 bi em grupo de mídia CMC

Empresa chinesa detém participação no time de futebol Manchester City e uma joint venture com os estúdios de Hollywood da Warner Brothers Entertainment

Investimento também acompanha o movimento crescente de empresas de tecnologia que estão buscando parcerias com empresas apoiadas pelo governo chinês (Lai Seng Sin/Reuters)

Investimento também acompanha o movimento crescente de empresas de tecnologia que estão buscando parcerias com empresas apoiadas pelo governo chinês (Lai Seng Sin/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 3 de julho de 2018 às 18h40.

Última atualização em 3 de julho de 2018 às 18h41.

Xangai/ Pequim - O grupo chinês de mídia CMC disse nesta terça-feira (03) que levantou cerca de 10 bilhões de iuanes (US$ 1,49 bilhão) em uma rodada de captação de recursos com investidores liderada pelas gigantes da tecnologia chinesa Alibaba e Tencent.

A CMC Inc, metade do império de mídia que abrange desde esportes até parques de diversões, disse que a empresa foi avaliada em cerca de 400 bilhões de iuanes após a rodada.

A CMC Capital Partners é a outra metade do grupo CMC, fundada por Li Ruigang. Li é frequentemente retratado como a versão chinesa do australiano Rupert Murdoch, o líder da News Corp. A Alibaba e a Tencent não comentaram o assunto.

O grupo CMC é uma força importante nos setores de mídia e entretenimento da China e tem grandes ambições globais. A empresa detém uma participação no time de futebol inglês Manchester City e uma joint venture com os estúdios de Hollywood da Warner Brothers Entertainment.

A captação de recursos acontece quando os líderes da China buscam reforçar seu controle sobre as indústrias de mídia e cultura, onde as gigantes da tecnologia e da Internet, como Alibaba e Tencent, desempenham um papel excepcional.

O investimento também acompanha o movimento crescente de empresas de tecnologia que estão buscando parcerias com empresas apoiadas pelo governo chinês sob as reformas de propriedade mista de Pequim. O grupo de telecomunicações China Unicom levantou 11,7 bilhões de dólares de uma dezena de investidores, incluindo Alibaba e Tencent em 2017.

Acompanhe tudo sobre:Tecnologia da informaçãoChinaInvestimentos de empresasAlibabaMídia

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner