Negócios

Alibaba cria unidade de negócio automotivo e de smart living

Como muitas companhias de tecnologia concorrentes na China, gigante chinesa está correndo para inserir Internet e computação em produtos do dia a dia


	Jack Ma, o criador do Alibaba: o negócio automotivo inclui serviços de marketing feito com base nas análises de big data
 (Daniel J. Groshong/Bloomberg)

Jack Ma, o criador do Alibaba: o negócio automotivo inclui serviços de marketing feito com base nas análises de big data (Daniel J. Groshong/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2015 às 09h39.

Xangai/Pequim - A chinesa Alibaba, maior companhia de comércio eletrônico do mundo, criou uma unidade automotiva e uma divisão de "smart living" na última semana, disse a companhia nesta sexta-feira, enquanto impulsiona suas operações de computação em nuvem, hardware e big data.

O Alibaba, como muitas companhias de tecnologia concorrentes na China, está correndo para inserir Internet e computação em produtos do dia a dia, de televisores e utensílios domésticos a automóveis.

Isso colocou a companhia avaliada em 214 bilhões de dólares em concorrência com rivais como a gigante de entretenimento e redes sociais Tencent Holdings, o buscador Baidu, o competidor de comércio eletrônico JD.com e a fabricante de smartphones Xiaomi.

O negócio automotivo inclui serviços de marketing feito com base nas análises de big data do Alibaba, além de empréstimos para ajudar os clientes a comprar veículos, disse uma porta-voz do Alibaba em e-mail enviado à Reuters nesta sexta-feira.

Cerca de 50 marcas de carros e 10 mil concessionárias fecharam parcerias com o Alibaba na China, disse a companhia.

No mês passado, a fabricante SAIC Motor disse que uniria forças com a companhia de comércio eletrônico para investir 1 bilhão de iuanes (161,08 millhões de dólares) em um fundo para desenvolver carros conectados à Internet.

Acompanhe tudo sobre:AlibabaÁsiaChinaEmpresasEmpresas chinesasJack Ma

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem