Negócios

Airbus e IDB dão apoio a fundo islâmico de leasing de aviões

Empresas buscam atender uma demanda crescente por financiamento comercial de companhias aéreas no Oriente Médio, Ásia e África

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2014 às 10h52.

São Paulo - A Airbus Group A Airbus Group e o Banco Islâmico de Desenvolvimento (IDB), baseado em Jedá, estão incentivando um fundo de leasing de aeronaves em conformidade com a sharia para atender uma demanda crescente por financiamento comercial de companhias aéreas no Oriente Médio, Ásia e África.

O fundo, que financiará exclusivamente aeronaves da Airbus, tem tamanho-alvo de 5 bilhões de dólares e pode ajudar a melhorar a vantagem da fabricante europeia de aviões contra a rival Boeing no mercado de companhias aéreas comerciais, que cresce rapidamente na região do Golfo.

A Airbus desenvolveu o fundo em conjunto à Palma Capital e ao Quantum Investment Bank, de Dubai, e fornecerá o capital inicial em conjunto com o IDB. A International Airfinance Corporation atuará como administradora do fundo.

Companhias aéreas do Golfo como a Etihad Airways, a Emirates [EMIRA.UL] e a Qatar Airways transformaram a indústria da aviação na última década por meio de expansão agressiva, enquanto o financiamento islâmico é um elemento crescente para ganhar negócios na região.

Com uma carteira de pedidos com forte presença do Oriente Médio e da Ásia, a Airbus procura desenvolver uma solução financeira islâmica para atender essa parte do mundo, disse à Reuters Yann Ballet, chefe de projetos e finança estruturada da Airbus Group.

O financiamento de aeronaves comerciais ultrapassou a marca de 100 bilhões de dólares pela primeira vez no ano passado e este número deve ser maior este ano, segundo um relatório da consultoria Flightglobal.

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaÁsiaÁfricaVeículosAviaçãoOriente MédioTransportesEmpresas holandesasAirbusAviões

Mais de Negócios

38 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para trabalhar em cidades pequenas (e no interior)

Quais são os maiores supermercados do Rio Grande do Sul? Veja ranking

Brasileiro mais rico trabalhou apenas um ano para acumular fortuna de R$ 220 bilhões

Quais são os maiores supermercados do Nordeste? Veja quanto eles faturam