Negócios

AirAsia planeja aumentar pedidos por jatos da Airbus

Acordo tornaria a aérea uma das maiores do mundo

Interior do A320neo: AirAsia fez pedido recorde à fabricante francesa (Divulgação/Airbus)

Interior do A320neo: AirAsia fez pedido recorde à fabricante francesa (Divulgação/Airbus)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2011 às 00h56.

Kuala Lumpur - A AirAsia tem planos de adquirir mais 100 jatos A320neo da Airbus, podendo elevar sua encomenda recorde para 300 aeronaves, disse uma fonte com conhecimento direto das negociações.

Tal acordo tornaria a companhia área de baixo custo da Malásia uma das maiores do mundo, e pode aumentar a pressão para que a Boeing dê mais detalhes sobre sua estratégia para competir com os planos de sua principal concorrente de aprimorar o jato A320.

A AirAsia anunciou um acordo no valor de 18,2 bilhões de dólares (a preço de tabela) para encomendar 200 aeronaves A320neo durante a Paris Air Show, em junho, estabelecendo um recorde sobre o maior número de aviões em uma única encomenda.

Embora a encomenda adicional, se confirmada, eleve o preço do acordo para 27 bilhões de dólares, muitos analistas supõe que a companhia aérea tenha obtido um desconto de até 50 por cento devido ao tamanho do pedido inicial.

O pedido evidenciou a crescente distância entre a líder Airbus sobre a Boeing em jatos de percursos de média distância e coloca o agressivo plano de crescimento AirAsia sob os holofotes, em um momento no qual o alto custo do petróleo e as incertezas na economia obscurecem as perspectivas sobre o tráfego aéreo.

O diretor regional de finanças corporativas da AirAsia, Aireen Omar, disse: "Pedimos 200 e, até o momento, não há mudanças".

Um porta-voz da Airbus disse que a fabricante não comentará discussões comerciais com clientes confidenciais.

A AirAsia tem rotas para 63 destinos em mais de 20 países, e conta com 90 aeronaves atualmente, quase todas da família A320.

Acompanhe tudo sobre:AirbusÁsiaAviaçãoEmpresasEmpresas holandesasempresas-de-tecnologiaSetor de transporte

Mais de Negócios

Lalamove cresce no Brasil como o 'Uber dos carretos' e tenta IPO em Hong Kong

Os melhores setores para criar uma startup em 2025

Ele começou o negócio de maneira improvisada em casa. Agora, capta R$ 125 milhões

Unicórnios brasileiros: quais startups valem mais de US$ 1 bilhão?