Negócios

Air India venderá jatos Dreamliner a empresas de leasing

A estatal indiana recebeu seis jatos Dreamliner desde setembro do ano passado e uma sétima aeronave deverá ser entregue no fim deste mês


	Avião da Air India: a empresa, que foi um dos primeiros compradores do Dreamliner, encomendou um total de 27 jatos desse modelo em janeiro de 2006
 (Tama/Getty Images)

Avião da Air India: a empresa, que foi um dos primeiros compradores do Dreamliner, encomendou um total de 27 jatos desse modelo em janeiro de 2006 (Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Nova Délhi - A Air India planeja vender sete aviões 787-800 Dreamliner, da Boeing, para empresas de leasing e alugá-los em seguida, mesmo com alguns jatos fora de operação em razão de problemas recentes com o modelo.

Um porta-voz da companhia informou ao Wall Street Journal que o plano faz parte de um esforço para a estatal levantar fundos e voltar à lucratividade.

A estatal indiana recebeu seis jatos Dreamliner desde setembro do ano passado e uma sétima aeronave deverá ser entregue no fim deste mês, segundo o porta-voz.

De acordo com um documento publicado no site da Air India, a companhia vai alugar os primeiros sete aviões por um período de 12 anos, com opção de extensão. Os interessados têm até 5 de fevereiro para apresentar ofertas.

No entanto, a entrega do sétimo avião dificilmente acontecerá antes de os órgãos reguladores dos EUA e os inspetores de segurança aérea concluírem uma investigação sobre as causas de recentes incidentes com o modelo, como incêndios na bateria e vazamento de combustível.

O Diretório Geral de Aviação Civil da Índia ordenou a suspensão dos voos com os seis Boeings 787 da Air India depois de uma decisão similar tomada pela Agência Federal de Aviação Civil dos EUA.

A Air India, que foi um dos primeiros compradores do Dreamliner, encomendou um total de 27 jatos desse modelo em janeiro de 2006. A empresa prevê receber mais seis aviões até o fim de dezembro e os 15 restantes até 2016. Os novos jatos Dreamliner são cruciais para os esforços da Air India para voltar ter lucros após cinco anos seguidos de prejuízos, desde 2007.

As companhias aéreas com frequência vendem aviões a um preço acima do valor de compra para empresas de leasing para levantar recursos e, então, os arrendam. A opção é considerada um método eficiente de liberação de capital. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoBoeingEmpresasEmpresas americanasSetor de transporte

Mais de Negócios

Contador online: com contabilidade acessível, Contabilivre facilita a rotina fiscal e contábil

Ele viu o escritório afundar nas enchentes do RS. Mas aposta em IA para sair dessa — e crescer

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores