Negócios

AES Elpa deixa de pagar mais uma parcela ao BNDES

O calote foi comunicado oficialmente à CVM em fato relevante

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2012 às 10h09.

São Paulo - A AES Elpa, empresa do grupo americano AES, deixou de pagar nesta terça-feira mais uma parcela, de 247 milhões de dólares, da dívida que tem com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).

O não-pagamento foi anunciado oficialmente em fato relevante enviado a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A empresa também convocou assembléia geral no dia 30 de abril para discutir alternativas aos prejuízos acumulados no ano passado.

Está é a segunda vez que a AES Elpa deixa de honrar um pagamento ao BNDES. Em 31 de janeiro não quitou outra parcela, no valor de 85 milhões de dólares. A AES Elpa contraiu uma dívida de 888 milhões de dólares com o BNDES. Os recursos foram utilizados para a aquisição de 77,8% das ações ordinárias da Eletropaulo.

A empresa ainda deve 542 milhões de dólares. O não pagamento colocou a Eletropaulo na condição de inadimplente desde janeiro e permite aos credores declarar vencidas dívidas adicionais, no prazo de 90 dias a contar da data em que ficou inadimplente. O prazo termina no final deste mês.

A AES Transgras, que possui ações preferenciais da Eletropaulo, também está inadimplente. Elpa e Transgas são controladoras da Eletropaulo e juntas devem 1,13 bilhão de dólares ao BNDES. As garantias são as ações da distribuidora paulista.

Acompanhe tudo sobre:AESDívidas empresariaisEmpresasEmpresas abertasEmpresas americanasEnergia elétricaServiços

Mais de Negócios

Saiba os efeitos da remoção de barragens

Exclusivo: Tino Marcos revela qual pergunta gostaria de ter feito a Ayrton Senna

Ele começou com dívidas e cartões estourados – hoje sua empresa vale US$ 1 bi e tem apoio da Madonna

Esse empresário deixou seus funcionários milionários ao vender startup por US$ 3,7 bi – veja como