Negócios

Advent compra 50% do Terminal de Contêiners do Paranaguá

Transação já havia sido antecipada por EXAME. Valor estimado do negócio é de R$ 750 milhões.

De acordo com o levantamento, os atrasos e tempo de espera dos navios no País provocaram 741 cancelamentos de escala (Wikimedia Commons)

De acordo com o levantamento, os atrasos e tempo de espera dos navios no País provocaram 741 cancelamentos de escala (Wikimedia Commons)

Tatiana Vaz

Tatiana Vaz

Publicado em 14 de janeiro de 2011 às 10h49.

São Paulo – O fundo Advent anunciou na manhã de hoje (14/01) a compra de 50% do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), no Paraná, o segundo maior do país atrás apenas do Porto de Santos, em São Paulo. A notícia da transação foi antecipada pela reportagem de capa da edição 982 de EXAME (leia aqui a matéria na íntegra). O valor do negócio é estimado em 750 milhões de reais.

Com a aquisição, a intenção é fazer com que o terminal cuide de toda a cadeia de operação, inclusive da retirada da mercadoria e embarque nos navios, responsabilidades até então destinadas a empresas de armazenagem e transporte.

No comando do TCP, que possui concessão para operar no porto paranaense desde 1998, estão os grupos nacionais Pattac, TUC, Soifer e os espanhóis, TCB e Galigrain. O terminal é o único de Paranaguá e movimenta um terço de toda a carga transportada no país. Os sócios atuais do terminal continuarão na empresa.

Acompanhe tudo sobre:Investimentos de empresasFusões e AquisiçõesPrivate equity

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner