De acordo com o levantamento, os atrasos e tempo de espera dos navios no País provocaram 741 cancelamentos de escala (Wikimedia Commons)
Tatiana Vaz
Publicado em 14 de janeiro de 2011 às 10h49.
São Paulo – O fundo Advent anunciou na manhã de hoje (14/01) a compra de 50% do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), no Paraná, o segundo maior do país atrás apenas do Porto de Santos, em São Paulo. A notícia da transação foi antecipada pela reportagem de capa da edição 982 de EXAME (leia aqui a matéria na íntegra). O valor do negócio é estimado em 750 milhões de reais.
Com a aquisição, a intenção é fazer com que o terminal cuide de toda a cadeia de operação, inclusive da retirada da mercadoria e embarque nos navios, responsabilidades até então destinadas a empresas de armazenagem e transporte.
No comando do TCP, que possui concessão para operar no porto paranaense desde 1998, estão os grupos nacionais Pattac, TUC, Soifer e os espanhóis, TCB e Galigrain. O terminal é o único de Paranaguá e movimenta um terço de toda a carga transportada no país. Os sócios atuais do terminal continuarão na empresa.