Rumores sobre um novo câncer em Steve Jobs aumentaram os temores dos acionistas (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 23 de fevereiro de 2011 às 14h41.
Washington - Os acionistas que assistam nesta quarta-feira à assembleia anual que a Apple realiza em Cupertino, na Califórnia (EUA), aproveitarão para perguntar sobre a saúde do cofundador da companhia, Steve Jobs, e exigir que sejam revelados os planos de sucessão da empresa, informou a imprensa especializada.
Jobs, que em 17 de janeiro anunciou que se ausentaria por um tempo de suas funções devido a problemas de saúde, não confirmou sua presença na assembleia de acionistas, que provavelmente será liderada por seu diretor de operações, Tim Cook, informou nesta quarta-feira a publicação "San Francisco Weekly".
O estado de saúde de Jobs, que já se ausentou de suas funções em 2004 por causa de um câncer de pâncreas e em 2009 por um novo tumor, deixou poucas esperanças para os acionistas de que o principal executivo da companhia volte a ocupar seu cargo, sobretudo porque ele não anunciou uma data para seu retorno.
Esta incerteza aumentou a pressão para que a companhia revele seus planos de sucessão, caso o empresário não possa voltar a executar suas funções, uma ideia que preocupa muitos por causa do envolvimento de Jobs em projetos como o iPod e o iPhone.
"Os acionistas merecem saber se a companhia tem um plano em mente", disse a diretora adjunta de assuntos corporativos da União Internacional de Trabalhadores da América do Norte, Jennifer O'Dell.
Seu sindicato apoia uma resolução que os acionistas devem submeter à votação nesta quarta-feira e que exige aos altos executivos da companhia que revelem os planos para uma possível sucessão de Jobs.
Por sua vez, a Apple considera que divulgar esses planos poderia representar um impulso para a concorrência e prejudicar a permanência na companhia de seus próprios executivos, segundo fontes ligadas à empresa.
De acordo com os especialistas, no entanto, a nomeação de Cook, de 48 anos, como diretor de operações fez com que seu nome se tornasse o mais cogitado para a sucessão de Jobs, embora outros também sejam falados, como o do vice-presidente de marketing global, Philip Schiller.
Jobs foi fotografado na semana passada na saída de um hospital para pacientes com câncer, o Stanford Cancer Center, situado em Palo Alto, o que gerou rumores de que o cofundador da Apple pode ter um novo tumor.