Negócios

Acionistas contestam saída de Telecom Italia da Argentina

Empresa acordou a venda de sua fatia de 22,7 por cento na Telecom Argentina à companhia de investimentos Fintech


	Telecom Itália: saída da Argentina gerou desconforto em um grupo de pequenos investidores
 (Dean Treml/AFP)

Telecom Itália: saída da Argentina gerou desconforto em um grupo de pequenos investidores (Dean Treml/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2014 às 08h27.

Milão - A Telecom Italia deveria manter sua fatia de controle na Telecom Argentina, afirmou um grupo de pequenos investidores nesta sexta-feira, refletindo o crescente desconforto entre os acionistas sobre a planejada saída.

Os comentários se somam à pressão sobre o Conselho de Administração da Telecom Italia, que tinha reunião nesta sexta-feira para discutir o acordo.

A Telecom Italia acordou a venda de sua fatia de 22,7 por cento na Telecom Argentina à companhia de investimentos Fintech quase um ano atrás por 960 milhões de dólares, mas o acordo foi postergado, à espera de aprovação regulatória.

No fim da quinta-feira, a Telecom Italia disse que a Fintech pediu para que a empresa estendesse o acordo de compra da fatia em uma tentativa de última hora para garantir que a venda não fosse desmantelada.

No entanto, o grupo de investidores Asati desafiou a operação.

"A Telecom Italia deve manter o controle da unidade, cujo impacto financeiro positivo já foi contabilizado nos resultados do primeiro semestre", disse a Asati em carta enviada ao Conselho da Telecom Italia em 22 de setembro.

"Não deve haver venda descontada à Fintech", acrescentou.

O grupo diz representar cerca de 6 mil pequenos investidores da Telecom Italia com uma fatia combinada de cerca de 1 por cento.

Os comentários da Asati vão ao encontro da opinião do segundo maior investidor da Telecom Italia, Marco Fossati, que tem uma fatia de pouco menos de 5 por cento das ações.

Fossati disse à Reuters mais cedo neste mês que a companhia deveria considerar manter a participação na Telecom Argentina.

O presidente-executivo da Telecom Italia, Marco Patuano, disse que o grupo avaliaria novamente o acordo se reguladores locais não o aprovassem até o prazo de 25 de setembro. No Brasil, a Telecom Italia é dona da TIM Participações.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasFusões e AquisiçõesTelecom ItaliaTelecomunicações

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares