Negócios

Acionista da Avianca apresenta recurso contra acordo com United

O processo da Kingsland foi a 3ª ação tomada contra a Synergy para impedir o acordo entre as duas companhias aéreas

Avianca: a Synergy detém 78% das ações com direito a voto da Avianca (Avianca Brasil/Divulgação)

Avianca: a Synergy detém 78% das ações com direito a voto da Avianca (Avianca Brasil/Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 15 de março de 2017 às 17h17.

São Paulo - Um acionista minoritário da companhia aérea colombiana Avianca apresentou nesta quarta-feira recurso na justiça solicitando a suspensão de um acordo entre a controladora, Synergy Group, e a United Continental.

O pedido preliminar está vinculado a uma ação judicial do acionista Kingsland Holdings apresentado contra a Synergy na Suprema Corte do Estado de Nova York no mês passado.

No processo, a Kingsland, que detém cerca de 22 por cento das ações com direito a voto da Avianca e 14 por cento do total de ações, afirma que buscou a justiça "para impedir que os controladores da Avianca (...) prossigam com a tentativa ilegal de avançar com a transação da United para desviar centenas de milhões de dólares para eles mesmos, em violação a seus deveres fiduciários e contratuais".

A Synergy detém 78 por cento das ações com direito a voto da Avianca. Chamadas para os escritórios de imprensa da holding em Cingapura e na Malásia não foram atendidas.

O processo da Kingsland foi a terceira ação tomada contra a Synergy e seu investidor controlador, German Efromovich, para impedir o acordo entre as duas companhias aéreas.

A ação afirma que a Synergy está "clandestinamente" negociando um empréstimo de 800 milhões de dólares e uma aliança estratégica nas costas dos outros acionistas.

A Kingsland, controlada pela família salvadorenha Kriete, afirmou em comunicado na semana passada que estava pedindo há vários meses que a Avianca retenha um auditor independente para avaliar as transações com a Synergy.

"Até agora, a Synergy fez a Avianca negar estes pedidos, deixando a Kingsland sem escolha a não ser tomar todas as ações necessárias para proteger os interesses dos acionistas minoritários da Avianca", afirmou o grupo em comunicado.

Acompanhe tudo sobre:companhias-aereasAviancaAcionistas

Mais de Negócios

38 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para trabalhar em cidades pequenas (e no interior)

Quais são os maiores supermercados do Rio Grande do Sul? Veja ranking

Brasileiro mais rico trabalhou apenas um ano para acumular fortuna de R$ 220 bilhões

Quais são os maiores supermercados do Nordeste? Veja quanto eles faturam