Negócios

Accenture compra empresa brasileira de gestão de riscos

A consultoria de gestão de riscos Risk Control é a segunda companhia brasileira adquirida pela multinacional

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2011 às 18h05.

São Paulo – Depois de um ano de conversações, a Accenture adquiriu a consultoria de risco RiskControl. A aquisição foi anunciada ontem (27). A empresa foi a segunda empresa brasileira comprada pela multinacional, que não informou o valor da transação.

A aquisição é uma tendência da companhia que tem investido neste setor ao redor do mundo. Segundo Carlos Vianna, líder da prática de Finanças e Performance da Accenture no Brasil, o panorama brasileiro também corroborou para a decisão. A expectativa, segundo ele, é que a demanda por serviços de gerenciamento de riscos apresente um crescimento nos próximos anos.

De acordo com um estudo realizado pela Accenture em 2009, entre CFOs e executivos financeiros de 21 países, 85% estão insatisfeitos com os atuais modelos de gestão de risco financeiro. Desse total, 40% aumentaram ou planejam expandir a sua capacidade de negócio em gestão de risco.

O papel das consultorias na gestão de risco financeiro é de orientar as empresas quanto aos cuidados necessários com as variações nas moedas, nas taxas de juros, na concessão de crédito, e também mostrar áreas que oferecem pouco risco e, portanto, onde as empresas poderiam ser mais agressivas.

Um cenário típico para a atuação deste tipo de serviço foi a reviravolta observada no mercados internacionais ontem devido a situação financeira da Grécia. "Diante de um evento como o de ontem, por exemplo, as empresas hoje já deveriam estar fazendo testes de stress do tipo, ‘se o dólar subir o que acontece com a empresa’, fazer simulações para o caso do petróleo subir , por exemplo" afirmou Vianna.

"A Accenture já trabalha com gestão de risco há um tempo, é uma área que vem crescendo muito nos últimos anos e depois da crise ganhou relevância ainda maior" afirmou Carlos Vianna, líder da prática de Finanças e Performance da Accenture no Brasil. A Risk Control tinha 40 profissionais e a Accenture pretende dobrar esse número de funcionários. De acordo com Vianna, o mercado de gerenciamento de risco financeiro vem crescendo cerca de "dois dígitos" por ano.

Em 2008, a Accenture adquiriu a fabricante de sistemas de automação industrial Atan, de Belo Horizonte (MG). O valor de compra também não foi divulgado.

Acompanhe tudo sobre:AccentureConsultoriasCrises em empresasEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaFusões e AquisiçõesServiços

Mais de Negócios

Empresa cresce num mercado bilionário que poupa até 50% o custo com aluguel

Como esta administradora independente já vendeu R$ 1 bilhão em consórcios

De food truck a 130 restaurantes: como dois catarinenses vão fazer R$ 40 milhões com comida mexicana

Peugeot: dinastia centenária de automóveis escolhe sucessor; saiba quem é