Negócios

Accenture anuncia aquisição da empresa brasileira Pollux

A companhia americana está interessada em integrar as soluções de automação robótica da empresa brasileira à sua divisão voltada para a indústria

Accenture: em janeiro, a empresa adquiriu a carioca Real Protect e, em agosto do ano passado, a Organize (Aleksander Kalka/NurPhoto/Getty Images)

Accenture: em janeiro, a empresa adquiriu a carioca Real Protect e, em agosto do ano passado, a Organize (Aleksander Kalka/NurPhoto/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2021 às 18h13.

A empresa de tecnologia Accenture anunciou nesta segunda-feira, 1º, que tem intenção de adquirir a empresa de tecnologia Pollux, de Joinville, especializada em automação robótica para a indústria. Segundo a companhia, a compra tem como objetivo fortalecer a divisão Industry X da Accenture, que é dedicada a ajudar fábricas a se tornarem mais produtivas e sustentáveis por meio da tecnologia. A conclusão do processo de aquisição está sujeita às regras do mercado e os valores da transação não foram divulgados.

Fundada em 1996 pelo engenheiro carioca José Rizzo, a Pollux é especializada em soluções para automatizar processos de fabricação e logística. A empresa projeta, cria e implementa linhas de montagem totalmente funcionais, incluindo robôs e outros equipamentos, além do software responsável por controlar esse processo.

Hoje, a companhia ajuda indústrias alimentícias, farmacêuticas e automotivas do Brasil, Canadá, Equador, México e Estados Unidos a melhorar suas linhas de produção. Ao todo, são mais de 300 funcionários.

José Rizzo considera que a aquisição pela Accenture marca uma nova etapa na história da empresa, que poderá levar suas soluções de transformação dos processos de manufatura e logística para novos clientes. "Combinando inovações em TI com automação industrial, vamos criar modelos de negócio poderosos, nos quais a decisão de compra de um consumidor em sua casa determina o próximo movimento de um robô a milhares de quilômetros.”

Segundo Renato Improta, líder da Accenture Industry X na América Latina, a expertise e a experiência da Pollux em robótica e em soluções de automação se somarão na Accenture às habilidades de consultoria de indústria e TI industrial e às capacidades de inteligência aplicada. "Essa combinação permitirá o fornecimento de soluções para orquestração de cadeia de suprimentos e de operações em tempo real com funções de manufatura flexíveis para nossos clientes", diz Improta.

Essa é a primeira vez que a Accenture incorpora um provedor de soluções robóticas para indústria à divisão Industry X. De acordo com Nigel Stacey, líder global da Accenture Industry X, a automatização e a colaboração do homem com a máquina estão transformando os processos de fabricação e de supply chain. "Ver esses benefícios na prática e de forma tangível exige uma verdadeira integração da tecnologia da informação e da tecnologia de operações, que é o que a Pollux nos permitirá oferecer aos nossos clientes de manufatura", afirma Stacey.

Na frente de indústria, a Accenture já adquiriu companhias como a consultoria em operações industriais Myrtle (EUA), a consultoria em tecnologia SALT Solutions (Alemanha), a PLM Systems (Itália), a Callisto Integration (Canadá), a Silveo (França), e a Enterprise System Partners (Irlanda).

No Brasil, no último ano, a multinacional comprou a empresa de segurança da informação Real Protect e a especialista em operações em nuvem Organize Cloud Labs.

Acompanhe tudo sobre:AccentureFusões e AquisiçõesStartups

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares