Negócios

Ação da Cesp cai com proposta para renovação de licenças

Secretário do Ministério de Minas e Energia defende redução de preços de energia para renovação

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

As ações da Cesp têm forte queda nesta sexta-feira com a expectativa de que o governo só renove as licenças de operação das empresas de energia brasileiras com uma queda nas tarifas. Às 13h05, os papéis preferenciais série B da Cesp - que têm maior liquidez - operavam em baixa de 3,78%, a quarta maior baixa do Ibovespa.

O secretário-executivo do Ministério das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou, segundo o jornal Valor, que as tarifas serão mais baixas para os consumidores com o fim de parte das concessões a partir de 2015. Em abril, ele deverá apresentar duas sugestões para a renovação: 1) os empreendimentos voltarão às mãos da União para depois serem novamente licitados com tarifas máximas inferiores às atuais; e 2) os atuais donos das concessões poderiam renová-las com preços menores.

Ele também descartou que haja uma solução específica para a Cesp. O governo paulista tentou leiloar a empresa no ano passado, mas não apareceram interessados. As principais empresas do setor justificaram a ausência com a falta de garantia de que as licenças das principais hidrelétricas da empresa serão renovadas. Desde então, o governo paulista tem negociado - sem sucesso - com o Ministério das Minas e Energia uma mudança na legislação que viabilize o leilão.
 

Para a corretora Link, uma solução para as licenças pode demorar independentemente de qual seja a mudança nas regras adotada pelo governo. A decisão terá de ser aprovada pelo Congresso e interessa tanto a estados governados pelo PSDB (São Paulo e Minas, dona da Cemig) como ao governo federal (dono da Eletrobrás). A corretora Link fixou um preço-alvo de 17,30 reais para as ações preferenciais classe B da Cesp.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Empresário falido de 39 anos ficou milionário vendendo pedras como animais de estimação

Brasil tem mais de 43 mil rótulos de cerveja; versões sem álcool crescem 537%

Esta empresa mineira perdeu tudo num incêndio e mesmo assim cresceu 1.999%

Aos 52 anos, ele largou o emprego, comprou uma empresa falida e agora fatura US$ 103 milhões por ano