“Por líder, não queremos dizer o próximo CEO ou o topo da pirâmide, mas pessoas que assumam liderança sobre sua própria vida”, disse o vice-presidente da FranklinCovey International (Andreas Rentz/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 11 de junho de 2012 às 14h05.
São Paulo – A Abril Educação vai trazer ao Brasil o modelo de ensino The Leader in Me (que será chamado Líder do Futuro no país) da FranklinCovery International. O programa é voltado a estudantes do Ensino Fundamental e aplica conceitos do livro “7 hábitos das pessoas altamente eficazes” no ensino.
O novo produto é uma estratégia para a Abril Educação diversificar suas receitas, segundo Manoel Amorim, presidente da Abril Educação. A Abril Educação está sendo sublicenciada para a comercialização do programa. A licenciada é a FranklinCovey do Brasil, que irá treinar professores e equipe.
Amorim afirmou que o custo de implementação para a Abril Educação é pequeno, mas não detalhou os valores, apenas afirmou que a empresa se comprometeu a investir pelo menos 2 milhões de reais nos três primeiros anos para promover o programa.
O modelo será aplicado inicialmente nas escolas pH, no Rio de Janeiro, ainda esse ano. Depois, será oferecido para outras escolas que já adotam sistemas de ensino do grupo Abril e então para as outras escolas. “Qualquer escola - que adote nosso sistema de ensino ou não - poderá adotar o modelo”, afirmou Amorim.
Para as escolas privadas, o custo da implementação será de 3.000 reais. Por ano, há um custo de 150 reais por aluno. Para as escolas públicas os valores devem ser menores, segundo Amorim, por causa do elevado número de alunos.
7 hábitos
A ideia do modelo é desenvolver a liderança nas crianças. “Por líder, não queremos dizer o próximo CEO ou o topo da pirâmide, mas pessoas que assumam liderança sobre sua própria vida”, disse Sean Covey, vice-presidente da FranklinCovey International.
O modelo parte do pressuposto que toda criança tem uma liderança – e que é capaz de aprender e usar a linguagem do “7 hábitos”. O programa é utilizado em mais de 1,3 mil escolas em países como Estados Unidos, Reino Unido, China, Chile, Cingapura e Espanha, entre outros.
Além de serem estimulados a desenvolver atividades de liderança, os alunos tem um caderno de dados no qual anotam suas metas pessoais (como, por exemplo, aprender a amarrar os sapatos) e suas metas na escola (como escrever uma história,).
Atualmente, os sistemas de ensino da Abril Educação alcançam 462.000 alunos em 1.500 escolas no Brasil. Em 2011, sua receita líquida foi de 772,1 milhões de reais. A Abril Educação é uma empresa do Grupo Abril, que publica a revista EXAME.