Negócios

Abertis diz que Brasil é aposta "em longo prazo"

A integração dos ativos da OHL Brasil com a Abertis deverá impulsionar o processo de diversificação internacional da empresa


	Carros passando em estrada da Abertis: a aquisição alçará a Abertis a líder mundial do setor das concessões de estradas
 (©AFP/Getty Images / Justin Sullivan)

Carros passando em estrada da Abertis: a aquisição alçará a Abertis a líder mundial do setor das concessões de estradas (©AFP/Getty Images / Justin Sullivan)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2012 às 16h25.

São Paulo - O executivo-chefe da empresa espanhola Abertis, Francisco Reynés, afirmou nesta terça-feira em São Paulo que o Brasil possui elementos para ser uma aposta "a longo prazo", e disse que a melhor forma de conservar o valor de uma companhia é investir em países com oportunidades de "longo prazo".

Reynés está no Brasil para dar os detalhes da operação através da qual o grupo de infraestrutura catalão se tornará, com o fundo Brookfield Infrastructure, com 60% da OHL Brasil, titular das concessões de estradas da OHL no Brasil.

A integração dos ativos da OHL Brasil - um total de nove concessões com 3.226 quilômetros - com a Abertis deverá impulsionar o processo de diversificação internacional da empresa, que busca reduzir sua dependência do mercado espanhol.

O executivo, que esses dias se reuniu com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, detalhou em declarações à imprensa espanhola que sua companhia tem "vocação de permanência em muito longo prazo" no país.

"Nós achamos que o Brasil tem elementos para ser uma aposta em longo prazo", disse Reynés, e acrescentou: "o Brasil era nosso objetivo, porque não estávamos presentes (no país) e obviamente tem um grande potencial e é uma aposta importante".

Além disso, o empresário destacou a segurança jurídica que, em sua opinião, o país oferece, o desenvolvimento da classe média e a condição de exportador líquido de matérias-primas.

"Nossos acionistas são conscientes de que a melhor forma de preservar o valor da companhia é entrar em países onde não somente há uma oportunidade hoje, mas que têm futuro", declarou Reynés.

O executivo-chefe disse que trabalham "o mais rápido" possível para concluir a transação, e reiterou que o objetivo é encerrá-la antes do fim do ano.

A aquisição alçará a Abertis a líder mundial do setor das concessões de estradas, tanto em quilômetros administrados - mais de 7 mil -, quanto em receita, informou o grupo à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) da Espanha, quando foi anunciada a operação, no mês passado. 

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEmpresasMetrópoles globaisOHLSão Paulo capitalSetor de transporte

Mais de Negócios

Aos 23, ele rejeitou US$ 3 bilhões do Facebook. Hoje, sua empresa vale cinco vezes esse valor

Bertani, a joia do Vêneto, renova presença no Brasil com apoio da Casa Flora

Novo 'OnlyFans' brasileiro quer que conteúdo pago 'saia do submundo'

'As redes sociais nos desconectaram daquilo que mais importa', diz fundador do Orkut