Negócios

A tática da Amazon para lidar com reclamações de clientes

Com apenas um ponto de interrogação, presidente da Amazon reencaminha reclamações de consumidores a responsáveis pelas áreas questionadas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

Luísa Melo

Luísa Melo

Publicado em 10 de outubro de 2013 às 15h35.

São Paulo -  Apesar de ser um bilionário e ter muito trabalho à frente da Amazon, Jeff Bezos não deixa seus consumidores na mão. Acessível, o empresário costuma  receber muitos e-mails de clientes no endereço jeff@amazon.com. 

De acordo com a BloombergBusinessweek, quando uma reclamação chega até ele, Bezos costuma encaminhar a mensagem para o responsável pela área questionada com um único adendo:"?".

Segundo a revista, o encarregado de cuidar do assunto precisa, então, correr atrás de muitas respostas antes de dar um posicionamento a Bezos.

No artigo da Businesweek, o autor Brad Stone escreve: "quando os empregados da Amazon recebem um e-mail de Bezos marcado com uma interrogação, eles reagem como se tivesses descoberto uma bomba relógio. Eles geralmente têm poucas horas para resolver a questão que o presidente da empresa sinalizou e preparar uma explicação para o ocorrido, uma resposta que será revisada por uma sucessão de gerentes antes de chegar a Bezos". 

Essa é a estratégia de Bezos para que a voz dos clientes seja sempre ouvida na empresa. 

Acompanhe tudo sobre:AmazonComércioConsumidoresEmpresáriosEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetjeff-bezoslojas-onlinePersonalidades

Mais de Negócios

Lalamove cresce no Brasil como o 'Uber dos carretos' e tenta IPO em Hong Kong

Os melhores setores para criar uma startup em 2025

Ele começou o negócio de maneira improvisada em casa. Agora, capta R$ 125 milhões

Unicórnios brasileiros: quais startups valem mais de US$ 1 bilhão?