Negócios

5 números reveladores dos maiores grupos empresariais

200 maiores grupos empresariais tiveram receita líquida superior a 928 bilhões de dólares no ano passado

Obra da Odebrecht: destaque entre os grupos brasileiros, como o que mais emprega (Sergio Castro)

Obra da Odebrecht: destaque entre os grupos brasileiros, como o que mais emprega (Sergio Castro)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2012 às 16h13.

São Paulo – Os 200 maiores grupos empresariais do país fecharam 2011 com receita líquida acima de 928 bilhões de dólares em 2011, de acordo com a edição especial Melhores e Maiores de EXAME.

Veja, a seguir, 5 características sobre os maiores conglomerados de empresas do país, baseados na ferramenta online de Melhores e Maiores:

O líder em vendas

O Grupo Bradesco é o que apresentou a maior receita líquida no ano passado: 57,933 bilhões de dólares. Com 70% do faturamento oriundo do setor financeiro, o grupo tem no Banco Bradesco o seu maior cartão de visitas, mas controla ou tem participação relevante em um total de 160 empresas.

Entre os negócios mais conhecidos do grupo, estão a corretora de valores Ágora, a administradora de planos odontológico Odontoprev e a credenciadora de cartões Cielo.

Quem mais lucrou

Embora o Grupo Bradesco seja o líder em faturamento, não é o que mais lucrou no ano passado. O título de grupo mais lucrativo coube à Vale, com 19,938 bilhões de dólares. Sua receita líquida ficou em 56,528 bilhões.

A mineradora Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo e uma das maiores mineradoras diversificadas, é o carro-chefe do grupo, mas há negócios também no setor de logística, com a MRS e a Ferrovia Norte-Sul, por exemplo, e a California Steel Industries, uma das maiores siderúrgicas do Oeste dos Estados Unidos. No total, o grupo é composto por 18 empresas.

Quem mais tem empresas

O grupo que reúne o maior número de empresas não está entre os dez maiores do país. Trata-se da Cyrela Brazil Realty, que congrega nada menos que 554 companhias – 3,5 vezes mais que o Bradesco, o maior grupo em receita do Brasil.


Entre as controladas e coligadas da Cyrela estão a Cury, a SK Realty e a Living. Apesar do tamanho, o grupo é o 58º em receita líquida, com 3,356 bilhões de dólares no ano passado. Seu lucro foi de 315,698 milhões de dólares.

Quem mais emprega

O Grupo Odebrecht é o maior empregador entre os 200 maiores grupos brasileiros listados por EXAME, com 159.036 funcionários distribuídos por suas 257 empresas. Entre as estrelas do grupo, estão a Construtora Norberto Odebrecht, a petroquímica Braskem e a ETH Bioenergia.

Quarto maior grupo em faturamento, o Odebrecht apresentou receita líquida de 34,570 bilhões de dólares no ano passado. Seu lucro, porém, foi bem menor: 24,170 milhões de dólares.

O menor grupo do país

Entre os 200 grupos listados por EXAME, o Grupo Hering é o menor em receita líquida, com 741,279 milhões de dólares no ano passado. Tendo como destaque a marca de roupas Hering, o grupo também atua em construção, com a VH Serviços e Construções, e intermediação financeira, entre outros.

No total, o Grupo é composto por seis empresas, que lucraram 158,479 milhões de dólares e empregam 8.501 funcionários.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasListasRankingsEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasBancosValeMineraçãoCyrelaBradescoVarejoMelhores e MaioresRoupasHeringTêxteisNovonor (ex-Odebrecht)CalçadosConstrução civil

Mais de Negócios

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife

Duralex: a marca dos pratos "inquebráveis" quebrou? Sim, mas não no Brasil; entenda