Negócios

5 aquisições recentes de empresas de saúde no Brasil

Negócios no setor estão em alta, diante do avanço da classe média


	Serviços de saúde: setor vem atraindo fusões e aquisições
 (Alexandre Battibugli/EXAME.com)

Serviços de saúde: setor vem atraindo fusões e aquisições (Alexandre Battibugli/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2012 às 16h35.

São Paulo - Nos últimos meses, as empresas de saúde do Brasil movimentaram, pelo menos, cinco fusões e aquisições. De laboratórios a planos de saúde, os negócios no setor são impulsionados pelo avanço da classe média, que vem sustentando a expansão do mercado.</p>

Veja, a seguir, quem foi notícias nos últimos tempos:

Amil é comprada pela UnitedHealth

A UnitedHealth, maior empresa de planos de saúde dos Estados Unidos, acertou a compra de 58,9% da Amil por 6,5 bilhões de reais. A nova controladora da brasileira deve fazer, ainda, uma oferta pelas ações da Amil em circulação no mercado.

Se o plano for adiante, a empresa deverá pagar mais 3,4 bilhões de reais pela companhia brasileira. O fundador da Amil, Edson Bueno, e sua sócia Dulce Pugliese, deverão continuar com uma fatia de 10% da empresa pelos próximos cinco anos.

Odontoprev e Fleury compram Papaiz

A Papaiz, rede de diagnósticos por imagem com oito unidades em São Paulo, foi comprada em setembro pela Odontoprev e pela Fleury. O valor da transação não foi divulgado.

Pelo acordo, a Fleury ficará com 51% da empresa, e a Odontoprev, com os outros 49%. Em comunicado na ocasião, a Odontoprev justificou a compra, lembrando a posição estratégica da Papaiz no mercado de diagnósticos odontológicos.


Profarma compra a Arpmed

No final de julho, a Profarma comprou 80% da Arpmed por 14,3 milhões de reais. A nova controlada é especialista na distribuição de medicamentos de alto valor agregado, e sua compra foi apresentada pela Profarma como uma complementação de seu próprio negócio de distribuição de remédios e produtos de higiene pessoal.

No ano passado, a Profarma faturou 2,8 bilhões de reais. Já a Arpmed teve receita bruta de 86 milhões de reais.

Cristália compra Sanobiol

Em meados de junho, a farmacêutica Cristália comprou o laboratório Sanobiol por 100 milhões de reais. A aquisição permitiu à Cristália entrar no mercado de soro.

No ano passado, a empresa faturou 670 milhões de reais. Seu objetivo é chegar a 1 bilhão de reais neste ano. Já a Sanobiol faturou 70 milhões em 2011.

Belga UCB compra Meizler Biopharma

No último dia de maio, a biofarmacêutica belga UCB anunciou a compra de 51% da brasileira Meizler Biopharma por um valor não divulgado. O foco de atuação da Meizler é o desenvolvimento de terapias para o sistema nervoso central e imunológico.

No ano passado, a Meizler apresentou uma receita equivalente a 38 milhões de euros.
 

Acompanhe tudo sobre:AmilComércioEmpresasEmpresas abertasEmpresas americanasFleuryFusões e AquisiçõesOdontoprevProfarmaServiçosServiços de saúdeSetor de saúdeUnitedHealth

Mais de Negócios

Guga e Rafael Kuerten apostam em energia e imóveis nos 30 anos do Grupo GK

Eles acharam uma solução simples para eliminar as taxas na hora da compra

Quem são os bilionários mais amados (e odiados) dos EUA?

Esta empresa já movimentou R$ 100 milhões ao financiar condomínios em crise