Negócios

43 momentos que definiram a trajetória de Richard Branson

Em seu blog, o magnata britânico listou 65 acontecimentos que marcaram sua vida pessoal e profissional. EXAME.com reuniu os melhores


	Richard Branson, da Virgin: "tenho vivido uma vida incrivelmente plena", escreveu em seu blog
 (Foto/Getty Images)

Richard Branson, da Virgin: "tenho vivido uma vida incrivelmente plena", escreveu em seu blog (Foto/Getty Images)

Luísa Melo

Luísa Melo

Publicado em 8 de setembro de 2015 às 10h14.

São Paulo - Richard Branson, dono do Virgin Group, não foge quando é desafiado. Foi por conta de uma aposta que ele aprendeu a nadar ainda na adolescência, por exemplo. Por perder uma outra disputa, teve que passar horas vestido de aeromoça e servir passageiros de um voo, quando já era um megaempresário.

Desta vez, o magnata foi instigado pela empreendedora Shamini Dhana, fundadora da grife sustentável para crianças EcoKids, a citar 65 momentos que definiram a sua vida. E foi o que ele fez.

Depois de muito pensar (já que, segundo ele, poderia listar 650 passagens marcantes de sua trajetória), Branson postou os acontecimentos mais importantes em seu blog.

"Eu tenho vivido uma vida incrivelmente plena  na família e nos negócios, têm acontecido momentos excelentes", escreveu.

EXAME.com reuniu os melhores trechos citados por Branson, em ordem cronológica. São relatos que ilustram a sua personalidade extravagante e ajudam a compreender como ele chegou aonde está hoje. Veja abaixo:

1. Em 1961, aos 11 anos, ele caminhou sozinho por três milhas (quase cinco quilômetros), depois que sua mãe o desafiou a descobrir por conta própria o caminho de casa. "Aquela lição me ensinou a superar a minha timidez e perguntar a direção a outras pessoas", disse.

Divulgação/Virgin

2. Naquele mesmo ano, aprendeu a nadar por conta própria depois que apostou 10 xelins (antiga moeda do Reino Unido) com uma tia. "Foi difícil, mas aprendi uma lição importante sobre os méritos da persistência e determinação", escreveu.

3. Quando tinha 15 anos, em 1965, se lançou no empreendedorismo plantando árvores de Natal. "Infelizmente elas (as mudas) foram comidas por coelhos. Foi um ensinamento valioso sobre proteger meus ativos de negócios".

4 - Ainda em 1965, depois do fracasso com as árvores, Branson tentou criar periquitos para vender. Mas eles se reproduziam tão rápido, que não era possível encontrar compradores para todos. "Foi uma lição valiosa sobre estoque e demanda".

5 - Mais tarde, em 1965, cismou que o país precisava de uma revista escolar alternativa para dar voz aos jovens sobre questões com que se importava. Foi quando surgiu a ideia de criar a Student Magazine.

6 - Em 1967, perdeu sua virgindade.

7 - No mesmo ano, largou os estudos para se dedicar a publicar a Student Magazine.

(Divulgação/Virgin)

8. Um ano mais tarde, em 1968, a revista finalmente foi lançada para "desafiar a percepção das pessoas sobre o pop e a juventude e sobre as guerras do Vietnã e civil da Nigéria".

9. Ainda em 1968 começou o Student Advisory Centre (Centro de Aconselhamento ao Estudante, em tradução livre). Tratava-se de uma linha telefônica para a qual jovens podiam ligar para discutir problemas anonimamente. Depois, eles eram encaminhados a profissionais.

10. Em 1970, percebeu uma brecha no mercado e começou a vender discos por correspondência, pelo Virgin Mail Order. Foi quando nasceu a marca Virgin, que substituiu a Student.

11. No ano seguinte, abriu a primeira loja da Virgin Records, na 24 Oxford Street, em Londres. "Ela virou um espaço para jovens se divertirem e foi aí que a 'experiência Virgin' foi inventada", escreveu.

12. Em 1972 casou-se pela primeira vez com Kirsten Tomassi, de quem se separou quatro anos mais tarde.

13. No ano seguinte, comprou seu primeiro estúdio de gravação, The Manor.

14. Em 1973, lançou a gravadora Virgin Records e o álbum Tubular Bells, de Mike Oldfield, disco mais vendido da década e trilha sonora de "O Exorcista".

15. Em 1976 conheceu "o amor de sua vida", a esposa Joan Templeman.

(Divulgação/Virgin)

16.  Um ano mais tarde, assinou com a banda Sex Pistols e lançou a música "God save the queen" no "estilo Virgin", em um barco, em frente ao Palácio de Westminster, durante a comemoração do Silver Jubilee, aniversário de 25 anos de reinado de Elizabeth II.

17. Em 1978 comprou a paradisíaca ilha de Necker, "principalmente para impressionar Joan", sua esposa.

(Divulgação/Virgin)

18. Em 1980, perdeu sua primeira filha, Claire, quatro dias após o seu nascimento, com seis meses de gestação. Foi uma perda "devastadora de partir o coração", segundo ele definiu.

19. Em 1981, nasceu sua filha, Holly.

20. Posteriormente, em 1983, Branson teve um voo para as Ilhas Virgens Britânicas cancelado e decidiu alugar um jato. "Aí eu decidi vender bilhetes com o nome Virgin Airways".

21. No ano seguinte, lançou de fato a Virgin Airways.

22. Seu filho, Sam, veio ao mundo em 1985.

(Divulgação/Virgin)

23. Em 1986, quebrou um recorde mundial ao ser o mais rápido a cruzar o Atlântico. Um ano antes ele tentou a façanha e naufragou.

24. As aventuras não pararam. Em 1987 Branson tentou chegar até a Escócia ocidental de balão. "Acabei sendo tirado do mar pela marinha irlandesa", contou.

25. Casou-se com Joan na ilha de Necker em 1989. Sua chegada à cerimônia foi triunfal: pendurado em um helicóptero.

(Divulgação/Virgin)

26. Em 1991, voltou a subir em um balão, desta vez para cruzar o Oceano Pacífico. A viagem terminou no Ártico.

27. O empresário teve de se desfazer da Virgin Records em 1992 para investir na Virgin Atlantic, para que a companhia aérea pudesse competir com a British Airways. A venda o deixou triste, segundo ele mesmo.

28. Lançou a Virgin Direct em 1995, no Reino Unido. Mais tarde, a empresa veio a se tornar a Virgin Money, braço financeiro de seu grupo.

29. Novamente se aventurou com um balão em 1997. Sua missão era dar a volta ao mundo, partindo de Marrakech. Acabou caindo no deserto do Saara.

30. No mesmo ano, lançou a Virgin Trains.

31. Em 1999, Branson colocou no mercado do Reino Unido a Virgin Mobile, que já está presente em 13 países. No mesmo ano, lançou também no Reino Unido a Virgin Active, rede de clubes, academias e spas. Hoje a empresa já tem filiais na África do Sul, Austrália, Espanha e Itália.

32. Ainda em 1999, publicou sua primeira autobiografia "Perdendo minha virgindade".

33. No ano seguinte, lançou a companhia aérea Virgin Blue, hoje conhecida como Virgin Australia.

34. O empresário fundou a Virgin Galactic em 2004, com o objetivo de tornar as viagens ao espaço "eventualmente possíveis a todo mundo".

(Divulgação/Virgin)

35. Três anos mais tarde, em 2007, lançou o Virgin Media. No mesmo ano, criou a Virgin America, com voos de Nova York e Los Angeles para São Francisco.

36. Ainda em 2007, com a ajuda de Peter Gabriel, começou a pensar no conceito da The Elders (organização internacional criada para discutir soluções para problemas mundiais), e levou a ideia até Nelson Mandela.

37. Em 2011, perdeu seu pai, Ted, aos 93 anos. "Ele me ensinou muitas lições de vida valiosas", escreveu.

38. Junto com outros líderes de empresas, Branson criou o B Team em 2013. A organização tem a missão de mudar o jeito como se faz negócios no mundo para ajudar as pessoas e, ao mesmo tempo, lucrar.

39. No ano passado, um foguete da Virgin Galactic, explodiu durante um teste de voo. A nave era construída pela companhia Scaled Composites. "Uma notícia triste", nas palavras dele.

40. Também em 2014 o empresário tornou-se avô com o nascimento dos gêmeos Artie e Etta, filhos de sua primogênita Holly.

41. Neste ano, ele lançou a Virgin Hotels em Chicago (EUA). O plano é levar a rede para Nova York, Nashville e outros lugares mais.

(Divulgação/Virgin)

42. Em 2015, também nasceu sua terceira neta, Eva-Deia, filha de Sam.

43. Ainda neste ano, o magnata fez o pedido de construção de três navios para começar a empresa de cruzeiros Virgin Cruises.

(Divulgação/Virgin)

Acompanhe tudo sobre:EmpresáriosEmpresasListasRichard BransonVirgin

Mais de Negócios

Funcionários da PepsiCo Brasil fazem greve por fim da escala 6x1

Na Black Friday da Casas Bahia, celulares lideram buscas — e tem até por R$ 269

Como a Avell deu a volta por cima e teve o 'melhor ano de sua história'

A moda no fim de ano é "se mimar". E a Amazon está de olho nisto