"Uma aventura Lego": longa ensina gerentes a se abrirem para a inovação, segundo especialistas (Divulgação / Warner Bros.)
Luísa Melo
Publicado em 5 de janeiro de 2015 às 11h03.
São Paulo - Bons filmes ajudam não só a relaxar, como também a refletir e enriquecer o repertório. Além do mais, eles são uma ótima pedida para o recesso de fim de ano.
Por isso, a pedido de EXAME.com, Marco A. Oliveira e Pedro Grawunder, autores do livro "Os filmes que todo gerente deve ver", selecionaram quatro longas lançados em 2014 que trazem ricos ensinamentos para quem precisa comandar um negócio e uma equipe. Confira quais são:
1. Jogos Vorazes: A esperança - parte 1, de Francis Lawrence, com Jennifer Lawrence
Ainda em exibição nos cinemas, o terceiro filme da saga "Jogos Vorazes" traz a protagonista Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) em uma situação que ela nunca tinha imaginado.
Ela, que no começo da saga era só uma garota que tentava salvar a irmã, se torna a comandante de um movimento que quer mudar a ordem vigente no contexto da série.
A trama envolve o conflito pessoal da personagem, que reconhece o quanto é importante como líder da revolução, mas não se sente tão extraordinária quanto seus seguidores a enxergam.
Para Oliveira e Grawunder, o longa mostra que pessoas comuns podem se tornar líderes organizacionais importantes e que essas figuras precisam não só atuar de forma eficiente, como servir de exemplo e inspiração para os demais. Veja o trailer:
//www.youtube.com/embed/CORKGv8T9jw
2. Uma aventura Lego, de Phill Lord e Christopher Miller
A animação conta a história de Emmet, um operário que segue rigorosamente sua rotina de construir edifícios usando peças de Lego. Ele trabalha com modelos detalhados e elaborados, mas com estruturas pré-definidas.
A vida do protagonista se transforma depois que ele conhece Wyldstyle, uma garota que sabe usar os blocos de Lego para criar máquinas e objetos novos e criativos.
Num primeiro momento, como Emmet não sabe construir nada sem instruções, ele acha que a habilidade de Wyldstyle é mágica, mas depois descobre que pode ser tão inovador quanto ela.
Para Marco A. Oliveira e Pedro Grawunder, o filme traz uma metáfora muito interessante: a de uma organização poderosa e capaz de construir obras incríveis, porém completamente dependente de planos fixos.
Além de ser incapaz de inovar, a empresa retratada na história considera qualquer uso criativo de seus recursos algo ruim.
Segundo os dois consultores, "Uma aventura Lego" é um filme que mostra a importância da inovação para o futuro das companhias e para a motivação e bem-estar das pessoas que trabalham nelas. Veja o trailer:
//www.youtube.com/embed/AmYeCIk5uXk
3. De volta ao jogo, de David Leitch e Chad Stahelski, com Keanu Reeves
A trama do longa se desenvolve a partir da busca por vingança de John Wick (Keanu Reeves), um assassino aposentado que, poucos dias após a morte de sua mulher, perde a única lembrança que tinha dela: seu cachorro, morto por ladrões.
Segundo Oliveira e Grawunder, a lição deste filme para os gestores não está na história que ele conta, mas na maneira como foi construída.
De acordo com eles, o espectador consegue entender o passado dos personagens sem que precise haver cenas de flashback ou diálogos expositivos.
É o comportamento e a interação entre as pessoas, os jargões e apelidos que elas usam que permitem a quem assiste ao filme identificar a cultura da organização a qual elas pertencem.
Os consultores reforçam que, assim como no filme, toda empresa possui uma cultura corporativa que transparece na forma como seus funcionários se vestem, em seus escritórios, nas suas atividades diárias.
A lição que fica para os gestores é: se alguém que nunca conheceu sua companhia pudesse observar a rotina e as interações entre seus empregados, o que ele concluiria sobre a organização? Veja o trailer:
//www.youtube.com/embed/rUKOAwlyNag
4. Garota exemplar, dirigido por David Flincher, com Ben Affleck
O filme conta a história de Nick (Ben Affleck), um homem que tenta descobrir o que aconteceu com sua esposa Amy (Rosamund Pinke), desaparecida no dia do seu aniversário de casamento. Ele se torna o principal suspeito do caso.
O papel da mídia está no centro de todo o enredo e provoca reflexões sobre como a reputação de alguém pode ser destruída por falas descuidadas e gestos inapropriados divulgados em canais de comunicação.
Os autores lembram que é comum ver empresas encrencadas por mensagens equivocadas ou mal interpretadas que viralizam nas redes sociais.
Segundo eles, o filme retrata como a mídia de massa pode transformar a opinião dos consumidores e chama a atenção dos gestores para essa questão. Veja o trailer:
//www.youtube.com/embed/8qrbA8WjJJo