Negócios

3corações compra divisão de café da Mitsui Alimentos por R$ 210 milhões

A operação inclui a divisão de café, duas fábricas o e um centro de distribuição. Objetivo é crescer em mercados da região Centro-Oeste

Pedro Lima, presidente da 3 Corações: duas aquisições já feitas em 2020  (Germano Lüders/Exame)

Pedro Lima, presidente da 3 Corações: duas aquisições já feitas em 2020 (Germano Lüders/Exame)

R

Reuters

Publicado em 17 de fevereiro de 2020 às 15h46.

Última atualização em 18 de fevereiro de 2020 às 15h53.

O Grupo 3corações, líder no segmento de café no Brasil, anunciou nesta segunda-feira, 17, a aquisição da divisão de café torrado e moído do grupo Mitsui Alimentos. O negócio custou 210 milhões de reais.

A Mitsui é subsidiária da companhia japonesa que detém marcas como Café Brasileiro, .br Gold (especial) e 3 Fazendas. O acordo com a Mitsui inclui ainda a linha de solúveis, achocolatados, cápsulas e drip coffee (um tipo de café coado), duas fábricas em Araçariguama (SP) e Cuiabá (MT), além de um centro de distribuição em Campo Grande (MS).

A compra faz parte do plano de expansão da 3corações, que está agora focando na região Centro-Oeste do Brasil. "Essa é a maior aquisição já realizada pelo Grupo 3corações e é um importante passo para a consolidação da nossa posição no segmento de café torrado e moído, principalmente na região Centro-Oeste e no estado de São Paulo", disse o presidente do Grupo 3corações, Pedro Lima, em nota.

As marcas da Mitsui detêm uma participação de 3,8% no mercado, o que faz da empresa a quinta maior em café no país. O processo de aquisição ainda depende da aprovação das autoridades governamentais brasileiras, e apenas após essa aprovação o grupo poderá assumir a operação e integrar as novas unidades de negócio e marcas.

Ano das aquisições

No ano passado, em reportagem de EXAME, o presidente Pedro Lima disse que a empresa estava aberta a novas oportunidades, inclusive, de aquisição.

O ano começou animado nesta seara. A 3corações já havia anunciado na semana passada a união de operações com o grupo Positive Brands, do qual passou a deter 50% do capital. O grupo é dono de marcas como A Tal da Castanha e Jungle. Com a união, a Positive Brands passa a poder usar a capacidade de distribuição da 3corações, que tem 28 centros de distribuição e 400.000 pontos de venda no Brasil.

Historicamente, a estratégia da empresa é comprar a marca e mantê-la no mercado, aproveitando a ligação que o consumidor já tem com o nome para aumentar a participação de mercado do grupo.

Fundada em 1959, em São Miguel, cidade do interior do Rio Grande do Norte, a 3 Corações é uma joint venture entre a holding São Miguel e a israelense Strauss, que industrializa e comercializa mais de 25 marcas de produtos, dentre elas: Café 3 Corações, Santa Clara (líder nas regiões Norte e Nordeste), Pimpinela, Kimimo, Letícia, Fino Grão, Itamaraty, Iguaçu, Amigo e Cruzeiro.

A 3 Corações, principal das marcas do grupo, tem 10% do mercado de café do país, seguida por Pilão, do grupo holandês Jacobs Douwe Egberts​, com 8,5%, e Nespresso, da suíça Nestlé, que tem 7,5%.

Acompanhe tudo sobre:CaféCafé Três CoraçõesMitsui

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades