Negócios

3 fatos sobre os melhores ambientes de trabalho

Tecnologia, globalização e as novas gerações estão mudando o ambiente corporativo; veja três fatos que podem mudar a eficiência da sua equipe no dia-a-dia


	Um dos itens que mais mudou foram os escritórios e ambientes de trabalho. Além da popularização do trabalho remoto, também surgiram questões como o escritório sem baias, as salas de vidro, as mesas compartilhadas, entre outros.
 (.)

Um dos itens que mais mudou foram os escritórios e ambientes de trabalho. Além da popularização do trabalho remoto, também surgiram questões como o escritório sem baias, as salas de vidro, as mesas compartilhadas, entre outros. (.)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2013 às 16h41.

São Paulo – É inegável que o mundo corporativo mudou muito nos últimos tempos. A tecnologia, a mobilidade e até os choques de geração deram um nó na cabeça dos gestores de todo o mundo.

Um dos itens que mais mudou foram os escritórios e ambientes de trabalho. Além da popularização do trabalho remoto, também surgiram questões como o escritório sem baias, as salas de vidro, as mesas compartilhadas, entre outros.

A Workplace Survey, pesquisa do Gensler, escritório global de arquitetura, design, planejamento e consultoria, identificou três fatos muito importantes para a produtividade da equipe. O levantamento é norte-americano, feito com 2 035 pesquisados de todos as áreas, formações, gêneros e localidades.

Funcionários estão lutando para manter a eficiência

Manter a produtividade em alta tem sido uma luta diária para os empregados, segundo a Workplace Survey, que aponta uma queda geral de produtividade de 6% entre 2008 e 2013.  Diversos fatores andam tornando a rotina cada vez mais difícil, como os desafios econômicos que o mercado vem enfrentando desde 2008.  A reorganização interna das empresas tem exigido cada vez mais dos funcionários, que estão com o expediente cada vez mais longos. Esse cenário está “comprometendo a habilidade de realizar os trabalhos”, segundo o estudo.

Também entram nos obstáculos à boa administração do tempo as diversas possibilidades de distração ao longo do horário de trabalho. No mesmo caminho estão os chamados “open spaces”, escritórios sem divisórias que não só aumentam a colaboração como intensificam a distração e a má gestão do tempo. “Se provaram pouco efetivos se a capacidade de concentração não for considerada”, diz o estudo.


Ambientes produtivos promovem equilíbrio entre foco e colaboração

Não basta também intensificar o foco dos funcionários – nem derrubar as baias para fomentar o trabalho colaborativo. O negócio é manter tudo em equilíbrio. Segundo a pesquisa, a satisfação no trabalho e a capacidade de inovação são, respectivamente, 36% e 29% maiores em empresas equilibradas.

Em empresas com equilíbrio entre foco e interação, 74% dos funcionários diz enxergar de fato a estratégia de inovação – contra 40% em empresas onde há desnível entre foco e colaboração.

Liberdade de escolha melhora a produtividade e facilita a inovação

A autonomia é muito valorizada pelos funcionários, especialmente no que tange os locais e horários de trabalho. Empregados que tem opções são mais inovadores e apresentam melhor desempenho. 

Os dados da Workplace Survey apontam 7% mais foco, de 4% mais colaboração e 3% a mais de aprendizado quando há oportunidades de escolha para os funcionários no que tange o ambiente e o horário de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:DesempenhoEficiênciaEscritóriosGestão de pessoasgestao-de-negociosLiderançaprodutividade-no-trabalhoRecursos humanos (RH)

Mais de Negócios

Como a Nestlé usa IA para 'rastrear' 700 mil cápsulas de café por dia no Brasil 

Veja os dois erros que podem afundar sua ideia de negócio, segundo professora de Harvard

Herdeira do Walmart e mulher mais rica do mundo inaugura faculdade de medicina nos EUA

Startup fundada por dois ex-MIT atinge US$ 300 milhões em valuation com apenas dois anos de vida